Saúde
Mandirituba e Quitandinha confirmam casos de coronavírus
Publicado: 07/04/2020
Autor: oreporter
[caption id="attachment_22879" align="alignnone" width="474"]
Mandirituba registra segundo caso de pessoa com o virus[/caption]
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Mandirituba confirmou o segundo caso de coronavírus. Agora são dois confirmados e cinco suspeitos, que seguem em investigação, com 42 descartados. A confirmação saiu na rede social da prefeitura, mas não tem detalhes do (a) paciente. Apesar dos constantes pedidos para que as pessoas fiquem em casas isoladas, evitando transitar pelas ruas do comércio, o que se observa em Mandirituba são pessoas caminhando na região da praça central. Os bancos locais estão registrando grande movimento e ninguém respeita a distância exigida pela Vigilância Epidemiológica.
Em Quitandinha, as Secretaria Estadual e Municipal de Saúde confirmaram um caso de COVID-19 no município, em relatório expedido na tarde desta terça-feira (07). De acordo com a Secretária de Saúde de Quitandinha, Caroline Pryzybyok, o paciente, assim como todos os membros de sua família, estão isolados e cumprindo todas as recomendações desde quando foram considerados suspeitos. “Não divulgaremos o nome do paciente, principalmente por motivos éticos e por determinação, tanto do Estado quanto do Município”, afirma. De acordo com Caroline, as campanhas de conscientização também tiveram efetividade. “A nossa confirmação de caso veio bem mais tarde do que as de outros municípios da região. Isso demonstrou muito bem que a comunidade quitandinhense entendeu a seriedade dessa pandemia e agiu para que os números não aumentassem”, afirma.
Apesar da confirmação do caso em Quitandinha, a secretária afirma que a situação está sob controle e reforça a necessidade de mais união ainda entre os munícipes. “O isolamento social é a principal medida tomada justamente pela dificuldade em mapear a doença por onde ela está. Então, para evitar a disseminação e o contágio, apelo para que as pessoas fiquem em casa, sigam as instruções de higiene e só saiam se for extremamente necessário. Só assim podemos continuar o combate à doença, que agora é realidade no nosso município”, completa.