Mandirituba redobra os cuidados em combate à dengue

Equipes de Mandirituba e Jacarezinho em encontro recente (Da Assessoria)

Da Assessoria

Equipe do Núcleo de Vigilância Entomológica de Jacarezinho, responsável pela pesquisa, monitoramento e controle de doenças transmitidas por insetos e animais peçonhentos, esteve em Mandirituba, realizando uma visita técnica e informativa. A visita se fez necessária, devido ao aumento de casos de dengue no Estado do Paraná. Na reunião, os visitantes apresentaram como combater, as medidas a serem tomadas em caso de suspeita, sugestão de campanhas de conscientização além de outros assuntos.

Na ocasião, os agentes de endemias de Mandirituba, citaram que constantemente é feito o monitoramento das casas com objetivo de orientar a população a combater a proliferação do mosquito. A equipe de vigilância entomológica parabenizou o município de Mandirituba, pelas ações eficientes aplicadas que refletem de uma forma positiva não apresentando casos positivos nos últimos anos. “Prevenção é a melhor solução, sabemos onde está o perigo e podemos combater. Basta cada cidadão fazer a sua parte, a equipe de epidemiologia de Mandirituba realiza um trabalho continuado para combater as doenças existentes e que podem ser evitadas, em nossa cidade ainda não temos o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, porém temos Aedes albopictus e por isso precisamos manter os cuidados para evitar sua proliferação”, disse a Secretária de Saúde, Daniele dos Santos.

A dengue pode ser combatida, com estes cuidados: não deixe água parada em pneus; garrafas e vasinhos de flores ou em qualquer outro recipiente. Os principais sintomas da doença são febres, dores musculares e articulares, manchas avermelhadas pelo corpo e dor de cabeça.  Nesses casos, o ideal é procurar o médico na unidade de saúde.

O prefeito de Mandirituba, Luis Antonio Biscaia, ao lado da Secretária de Saúde, Daniele dos Santos, responsável pela Vigilância Sanitária de Mandirituba, Isabela Bacellar, agentes de endemias Marcos Antonio Vieira, Regimar, Débora e Queren Vitória.  Receberam a equipe do Núcleo de Vigilância Entomológica de Jacarezinho, Rubens Massafera, Ademilson Lima, Valdeci e Clovis.