Monitoramento ajudou prefeitura de Rio Negro a alertar moradores sobre cheias e antecipar saída das casas

Imagem de Rio Negro, tomada pela enchente - Imatem RPC

Um sistema de monitoramento ajudou a Prefeitura de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a mapear a cheia do rio e conseguir alertar, com antecedência, os moradores de áreas de risco.

A cidade já foi castigada pelas enchentes outras vezes. Nos últimos dias, o monitoramento permitiu que as famílias que quisessem pudessem receber ajuda a tempo de retirar os pertences das casas. "Esse estudo comparativo nos ofereceu essa expertise de mapear as áreas ou os pontos vulneráveis do nosso rio e uma equipe foi, antecipadamente, avisando as pessoas que em tal momento eles teriam que estar com as mudanças prontas que o rio iria subir", explicou a Defesa Civil.

O nível normal do rio fica em torno de 2 metros. Na noite desta segunda-feira (9), o monitoramento da Copel indicava que a medicação já ultrapassava os 10 metros. A água chega a bater no telhado de algumas casas.

A prefeitura cadastrou ao menos 195 famílias que vivem em áreas de risco. Dessas, 110 foram retiradas de casa - parte foi para casas de amigos ou parentes e o restante foi para dos abrigos públicos. "Eles foram lá e alertaram a gente, que era para nós sairmos, porque senão ia ter problema depois. Daí já veio, o caminhão já trouxe as coisas e daí à tarde já estava arrumando, eu com a minha filha, todas as mudanças. Aí deu tempo de tirar tudo graças a Deus, né? É muito difícil sair de casa, mas tem que ouvir o apelo das autoridades", contou uma das abrigadas.

Famílias abrigadas em Rio Negro — Foto: RPC Curitiba
Famílias abrigadas em Rio Negro — Foto: RPC Curitiba

Imagens do desastre

Imagens aéreas mostram casas em Rio Negro quase totalmente cobertas pela água nesta segunda. Veja:

Por conta das chuvas, o município declarou estado de emergência, medida que diminui burocracias e aumenta a capacidade de governos responderem a situações críticas, como desastres naturais.

Em Rio Negro, água chegou ao teto de algumas casas — Foto: Denilson Beltrame/RPC
Em Rio Negro, água chegou ao teto de algumas casas — Foto: Denilson Beltrame/RPC

Bairro ficou debaixo d'água em Rio Negro — Foto: Denilson Beltrame/RPC
Bairro ficou debaixo d'água em Rio Negro — Foto: Denilson Beltrame/RPC

Doações

Nesta segunda (9), donativos devem ser enviados para Rio Negro pela Defesa Civil do estado.

A população pode contribuir com doações de alimentos não perecíveis, cestas básicas, água, roupas em bom estado de conservação, calçados, cobertores, itens de limpeza e de higiene pessoal.

Veja, abaixo, locais de arrecadação em Rio Negro:

  • Secretaria de Assistência Social (prédio do antigo Fórum)
  • Ginásio de Esportes José Müller
  • Sesc Senac (bairro Estação Nova)
  • ACI (bairro Bom Jesus)
  • Corpo de Bombeiros
  • Subprefeitura do Lageado dos Vieiras