Monitoramento e fiscalização do Estacionamento Rotativo Gratuito retornam em 23 de outubro em Araucária
Araucária se destaca entre os municípios por ter um sistema de Estar simples e totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro ou de papel
A Prefeitura de Araucária, por meio do Departamento de Trânsito, informa aos condutores de veículos que retomará o monitoramento com uso câmeras no Estacionamento Rotativo Gratuito (ESTAR) em 23 de outubro (segunda-feira). Dois veículos, devidamente caracterizados como do Trânsito/Rotativo, circularão pela área das vagas do rotativo fazendo a leitura das placas dos veículos. Araucária se destaca entre os municípios por ter um sistema de Estar simples e totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro ou de papel. Basta estacionar e respeitar o prazo de até duas horas em um mesmo setor.
O ESTAR gratuito de Araucária possui cerca de 1.500 vagas. O estacionamento rotativo é uma importante ação para garantir a rotatividade de veículos em áreas de grande movimentação/comércios no município de maneira a facilitar o acesso a vagas para mais pessoas.
TIRA DÚVIDAS: ROTATIVO ARAUCÁRIA
Como sei se a vaga está na área de estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Em todos os locais onde há rotativo há placas com informações de identificação do setor e outros detalhes como dias e horários de vigência.
O estacionamento rotativo é gratuito, mesmo?
RESPOSTA: Sim. Não é necessário pagar nada e nem adquirir tíquete ou registrar presença.
Quem tem direito à gratuidade no estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Todos. Simplesmente não há cobrança para estacionar nas vagas estabelecidas no estacionamento rotativo de Araucária.
O que é esse código do setor na placa do Estar?
RESPOSTA: É o código que determina os trechos de estacionamento do estacionamento rotativo no município. Quem está prestes a atingir o tempo de 2 horas de permanência no mesmo setor deve deslocar o veículo até um setor com outro código na placa do Estar.
A equipe de Trânsito vai avisar que o tempo de estacionamento do veículo naquele setor está acabando?
RESPOSTA: Não. A leitura das placas ocorre de maneira automática. A equipe de Trânsito não para no local para tratar de tempo de permanência. Quem precisa ter o controle do limite de tempo é o motorista.
O que ocorre se ultrapassar as 2 horas de permanência autorizada na vaga?
RESPOSTA: Caso o sistema de câmeras registre o veículo por mais de 2 horas no mesmo setor de estacionamento do Estar (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras), a inteligência artificial envia automaticamente o registro (em imagens) da situação para análise do Departamento de Trânsito.
O que fazer se for necessário mais tempo de estacionamento?
RESPOSTA: Se for necessário mais de 2 horas de estacionamento o motorista deve se dirigir até uma vaga em outro setor próximo ao de onde estava (verificar o código na placa do Estar). Em um novo setor de Estar, a contagem de tempo de até 2 horas inicia novamente a partir da primeira leitura via câmera.
Vagas específicas para Idosos e Pessoas com Deficiência (PCD) também devem respeitar o limite de 2 horas?
RESPOSTA: Sim. As regras de tempo de permanência são iguais. Vale lembrar que para utilizar essas vagas exclusivas para idoso e PCD é preciso ter a credencial fornecida pelo Departamento de Trânsito e deixá-la visível no painel do veículo.
Como fica a situação de veículos de carga e descarga?
RESPOSTA: O estacionamento rotativo conta com vagas previstas para carga e descarga. Caso haja necessidades pontuais de carga e descarga em outros trechos é preciso entrar em contato com o Departamento de Trânsito (3614-1444) para obter autorização. Sem essa autorização, é possível que o motorista seja notificado por estacionar em local não autorizado.
As placas de motos também serão monitoradas pelas câmeras para controle de tempo?
RESPOSTA: Não. O foco do monitoramento com câmeras para fim de controle de tempo do estacionamento rotativo é placas de carros e caminhões. As motos ficam de fora do limite de permanência de até 2 horas nos setores do estacionamento rotativo.