Municípios da região já começaram a vacinação contra a Covid-19
Da Redação
A campanha de imunização contra a Covid-19 já teve início em diversos municípios do Paraná. Na região da AMSULEP – Associação dos Municípios da Região Suleste do Paraná, composta pelas cidades de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandiritura, Piên, Quitandinha, Rio negro, Tijucas do Sul, os profissionais de saúde estão sendo os primeiros a serem imunizados.
A vacinação contra o Covid-19 gerou expectativa de parte da população. Os profissionais já vacinados fazem questão de destacar a importância da vacina e pedem para que o uso de máscaras, álcool e gel e isolamento devem ser mantidos. “A vacina chegou e logo chegará aos braços de todos os moradores. Existe uma ordem a ser cumprida, mas todos serão imunizados. O que pedimos é para que o povo paranaense não relaxe e continue cumprindo as determinações que fazemos desde o início da pandemia. Não é porque estamos anunciando a vacina que vamos sair por aí sem uso de mascaras. Temos que cumprir rigorosamente todos os protocolos e, principalmente evitar aglomerações. Quantas festas em família trouxeram danos a saúde e, consequentemente o coronavírus. Quantas e quantas mortes, quantas pessoas internadas. O vírus é perigoso e continua muito perto de nós. Vamos nos cuidar e cuidar do próximo”, apela o secretário de saúde Beto Preto.
Esta é a fase emergencial da vacinação, em que o público é o mais prioritário de todos pelos riscos. Estão sendo vacinados emergencialmente os profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, além de indígenas. Na sequência, ainda na primeira fase, serão vacinados guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Na segunda fase, a vacinação será para os idosos que não vivem em asilos, além dos presos e agentes carcerários. No caso dos idosos, a prioridade vai ser para os que estão acamados e os mais velhos, seguidos por pessoas com mais de 80 anos. Na sequência, a divisão dos grupos por faixa etária é: entre 79 e 75 anos; entre 74 e 70 anos; entre 69 e 65 anos, e entre 64 e 60 anos.
As pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua serão vacinados na terceira fase. Entre as enfermidades cujos pacientes terão prioridade estão problemas cardíacos graves, diabetes, pressão alta, obesidade, doenças neurológicas, deficiências permanentes severas, neoplasias, além de pacientes imunossuprimidos e transplantados. Os trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados na quarta fase. Entre os profissionais estão motoristas e cobradores de ônibus, trabalhadores da limpeza pública, policiais, professores, taxistas e motoristas de aplicativos. A última das cinco fases da vacinação da Covid-19 será para os grupos que não são prioritários, ou seja, todas as pessoas que não se enquadram em nenhuma das fases anteriores. Serão vacinados na quinta fase pessoas com menos de 60 anos, conforme a idade - dos mais velhos para os mais novos.