Coronavírus
Municípios devem definir regras iguais para conter avanço do Covid
Publicado: 15/07/2020
Autor: oreporter
[caption id="attachment_24901" align="alignnone" width="569"]
Prefeito Marcio Wozniack e presidente da ASSOMEC em videoconferência[/caption]
Da Assessoria
Prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba discutiram, em nova reunião do Fórum Metropolitano nesta terça-feira (14), a elaboração de um novo decreto para estabelecer um regramento unificado para as cidades da região. Com o fim do decreto estadual, agora cabe a cada prefeito definir as medidas para conter o avanço da Covid-19 em seus respectivos municípios.
O prefeito de Fazenda Rio Grande e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Márcio Wozniack, adianta que o novo documento deve trazer medidas mais flexíveis do que as anteriores. “Curitiba pode voltar a liberar as academias para funcionar, assim como já acontece na região metropolitana. Os mercados podem vir a abrir mais cedo, salões de beleza e pet shops também podem estar entre as liberações. Tudo com o regramento específico de cada município, mas estamos dando um pouco mais de mobilidade para o setor econômico”, explica Wozniack.
Uma nova reunião entre os prefeitos está marcada para esta quarta-feira (15) e o novo decreto deve ser publicado até o fim desta semana. A ideia é que as novas medidas definidas na reunião sejam adotadas por todos os municípios da região. “O documento tem caráter sugestivo, pois cada prefeito tem sua autonomia. Mas a adesão está muito boa no Fórum Metropolitano, tanto que quando o Governo do Estado anunciou o fim do decreto estadual, todos os prefeitos correram para a videoconferência, onde puderam falar e buscar a unificação desses regramentos para que a gente se torne um único município”, contou o prefeito de Fazenda Rio Grande. Até a elaboração de um novo decreto, passa a valer a partir desta quarta-feira em cada município os decretos municipais que haviam sido suspensos por conta da adesão ao decreto estadual.