Mutirão de consultas oftalmológicas pretende consultar 180 pacientes em Piên

Unidade Central recebe pacientes para realizar consultas em oftalmologia (Da Assessoria)

Da Assessoria

Neste sábado, dia 11, será realizado o primeiro mutirão de consultas em oftalmologia no município de Piên. O objetivo da secretaria de Saúde é realizar cerca de 180 consultas em pacientes que aguardavam o atendimento desde 2018. O mutirão acontece em parceria com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – Comesp.

Nestas consultas os pacientes serão avaliados e examinados pela equipe médica, e caso tenha alguma alteração em seus exames serão encaminhados para tratamento. “Estas pessoas estão a cerca de 4 anos esperando pelo atendimento, e é nossa missão realizar ações para que essa demora não aconteça”, disse o prefeito Maicon Grosskopf. Vale lembrar que estas consultas serão realizadas somente nas pessoas que já fizeram o encaminhamento no setor de agendamento da saúde, e estão aguardando na fila.

Além do mutirão de consultas oftalmológicas a equipe da secretaria de Saúde está realizando o Dia “D” de Vacinação. Também no sábado, serão realizadas as aplicações de vacina contra sarampo, gripe influenza e covid-19.  Toda população acima de 6 meses poderá tomar a vacina contra a gripe Influenza H1N1. Importante lembrar que mesmo estando liberada para toda a população, a prioridade continua sendo para os grupos prioritários. A vacina contra Sarampo será aplicada em todas as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, e também para todos os profissionais de saúde.

Já a vacina contra a covid-19 será aplicada em crianças com idades entre 5 e 11 anos sendo a 1ª e 2ª dose. População com idades entre 12 e 49 anos podem receber a 1ª e 2ª dose e também a dose de reforço. Adultos com mais de 50 anos, trabalhadores da saúde e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos devem atualizar o esquema primário, sendo 1ª dose de reforço e ou aplicar a 2ª dose de reforço conforme intervalo preconizado de 4 meses da última dose.

Doação de Sangue

Outra ação da secretaria de Saúde do município é referente ao junho vermelho, mês este dedicado à doação de sangue. Para incentivar os munícipes e conscientizar sobre a importância da doação a secretaria de Saúde fez o cadastramento de interessados em praticar o gesto, e irá neste sábado levar estas pessoas até a Hemepar, em Curitiba, onde são feitas as coletas. Devido à grande adesão da população já está sendo agendada uma nova data para levar mais pessoas para doar sangue.