Mutirão de vacinação contra a Covid acontece neste sábado em Piên

Divulgação Assessoria

Da Assessoria

 Passados 2 anos do início da pandemia e alguns picos de aumento de casos, a vacinação tem se tornado um aliado importante na luta contra a Covid-19. Fato comprovado que após o início da imunização os números de infectados vem caindo gradativamente. E mais importante ainda o número de pessoas hospitalizadas e de óbitos chegou a quase zero. No município de Piên, se observou um elevado número de atendimentos de casos de doenças de trato respiratório no início do ano, obrigando a secretaria de Saúde a priorizar o atendimento desta doença. Somente entre os meses de janeiro e fevereiro foram registrados 759 novos casos de covid no município. Já o mês de março apresentou uma queda no número de pessoas infectadas pela doença, do dia 1 de março até agora foram 57 casos registrados. Com a queda destes atendimentos toda a situação já foi normalizada e os atendimentos eletivos já voltaram à rotina das unidades de saúde do município.

Para ampliar a vacinação em Piên e manter o baixo número de pessoas infectadas pela doença a secretaria de Saúde irá realizar neste sábado, um mutirão de vacinação. Serão imunizadas crianças com idades entre 5 e 11 anos, aplicação da primeira dose e também aplicação da segunda dose para as crianças que foram vacinadas no mutirão passado. Pessoas acima de 12 anos também podem procurar às unidades de saúde para receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A vacinação irá acontecer na unidade central de saúde e também nos bairros de Trigolândia, Poço Frio e Campina dos Crespins. O horário de vacinação é das 8h às 12h e é importante lembrar de levar a carteirinha de vacinação bem como documento de identificação com foto. Já as crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhadas pelos pais ou responsável.

Uso de máscaras é facultativo em locais abertos

O Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, assinou na noite da quarta-feira, dia 16, um novo decreto sancionando o Projeto de Lei aprovado na Assembleia Legislativa que retira a obrigatoriedade de máscaras em locais abertos. Através desta lei também fica liberada que todas as crianças menores de 12 anos não necessitam mais o uso de máscara, tanto em locais fechados como abertos. Porém neste primeiro momento fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras por pessoas acima de 12 anos em locais fechados, como transporte coletivo, comércio entre outros. Em vídeo o Governador do Estado garante que todos os casos de covid-19 no Paraná estão sendo monitorados e não havendo avanço no número de pessoas infectadas outras liberações poderão acontecer em breve.