Natalia Ribeiro, de Mandirituba, já está no Canadá fazendo intercâmbio
Da Redação
A jovem Natalia Ribeiro, estudante do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, já está no Canadá. Ela, ao lado de estudantes de várias regiões do Paraná, foi qualificada no programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, que oferece intercâmbio a alunos da rede estadual de ensino. Promovido entre estudantes com idades entre 14 e 17 anos, abona bolsas de estudos aos alunos destaque e a oportunidade de estudar em colégios de ponta do Canadá.
O evento avaliou estudantes dos 399 municípios do Paraná, onde 100 conseguiram classificação. A mandiritubense Natalia ficou entre as 50 colocadas nos critérios de avaliação estabelecidos, como ter maiores notas e menor número de faltas. Filha dos professores Vilmar e Soriane, a jovem embarcou comemorando a viagem internacional. Afirma estar feliz com a oportunidade de estudar em um colégio importante do Canadá”, resume.
O programa Ganhando o Mundo oferece ajuda de custo mensal de R$ 800, durante seis meses, além dos custos com a documentação para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior, que serão pagos pelo governo estadual. O pai Vilmar, diretor do Colégio Franco e a mãe Soriane, professora no estabelecimento, afirmam que uma porta se abriu para Natalia. “São seis meses de experiência em outro país, mas a saudade será superada a cada dia, pois sabemos que a Natalia vai trazer na bagagem maior experiência. A realização dela é nossa também”, diz o professor Vilmar.
Para o coordenador de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação do Paraná, Marlon de Campos Mateus, o projeto está dando um reconhecimento merecido e uma oportunidade única para os alunos mais dedicados do Estado. “Nós estamos muito felizes. O Governo do Estado está oferecendo oportunidade para complementar esse empenho dos nossos estudantes. É um passo muito importante, unindo os seus esforços com a oportunidade que estão recebendo”, declarou.
A ideia é que o programa tenha edições futuras e mande para o Exterior alunos de escolas de todas as regiões do Estado. “É uma porta que se abre. Nós vamos trazer essa perspectiva de intercâmbio para educação básica do Estado do Paraná. Hoje, são 100 estudantes, mas vamos chegar a 2 mil, 10 mil, 50 mil estudantes. São os primeiros de um grande grupo que vão fazer intercâmbio pelo Governo do Estado”, ressaltou o diretor.