Notas picantes da política regional

Imagem meramente ilustrativa

da Redação com Foca

E o caso do prefeito Jesse Zoellner, de Agudos do Sul, volta para avaliação da justiça eleitoral de Fazenda Rio Grande. O caso se arrasta há meses e ganha novo capítulo. Mas, no que vai dar isso?

Por 4 votos a 3, o Tribunal Regional Eleitoral se mostra contrário a cassação de Jesse, que é acusado de compras de votos de eleitores nas eleições de 2022, por meio de pagamento via PIX. Diante do resultado, a papelada volta para a Comarca de Fazenda Rio Grande, que lá no começo deu sinal vermelho para o prefeito da pequena cidade, ou seja, definiu pela cassação.

Esta decisão, segundo os entendidos, não é uma absolvição. Voltando para a comarca fazendense, haverá convocação de testemunhas para novos depoimentos etc. e tal. Ou seja, o prefeito permanece no comando da prefeitura, até o fim do demorado processo.

Pelo que levantou o Foca, o presidente do TRE-PR, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, responsável pelo voto de desempate, informou que a denúncia de apenas uma eleitora, não justifica a anulação dos votos de toda a população. Ao que parece, esta novela vai longe.

No começo da semana, em entrevista ao programa Café com o Bala, Jesse falou da situação e diz que está tranquilo e que permanece administrando a prefeitura com lisura e responsabilidade. Criticou a oposição, que segundo o prefeito, faz de tudo para voltar ao poder. Eita mundaréu velho!

E este imbróglio atrasa muita coisa na pequena Agudos do Sul. Jesse lamenta que vereadores guiados pelo grupo da ex-prefeita Luciane Teixeira, fazem de tudo para barrar projetos importantes para o município. Pedem vistas. “São vereadores eleitos pelo povo, mas que fazem de tudo para atrasar obras e outras situações. Certamente não pensam naqueles que os elegeram representantes do povo. Lamento isso tudo”, disse Jesse, que destaca que apesar de toda a situação, não vai parar de trabalhar pela população. Tá certo prefeito!

No começo da semana, prefeitada e vereadores da região, prestigiaram, em São José dos Pinhais, a visita de Celso Sabino, Ministro do Turismo. A agenda foi preparada pelo deputado federal Geraldo Mendes. O evento aconteceu na Colônia Mergulhão. O rapaz foi paparicado a exaustão.

Pelo que levantou o Foca, muitos aproveitaram para apresentar projetos a Sabino, para construção de parques e outras “coisaradas”, em suas cidades.

O ministro Sabino acompanhou o lançamento do novo Centro de Eventos que será construído em São José dos Pinhais, o qual terá uma estrutura de 7,7 mil metros quadrados e terá capacidade para atender toda a Região Metropolitana de Curitiba. A prefeita Nina Rodrigues ciceroneou Sabino na Terra do Avião.

Em Fazenda Rio Grande, os vereadores mirins, começam a trabalhar na próxima segunda-feira. Os projetos que eles apresentarem nas sessões deste ano, os mais interessantes, poderão ser apresentados pelos vereadores oficiais.

O parlamento jovem, no município fazendense, é iniciativa do vereador Fabiano Fubá, que se mostra feliz pela sua ideia estar dando certo (e bem certo). Em Tijucas do Sul, projeto idêntico tem dado bons frutos.

Uma denúncia chega até a Redação de O Repórter. Que tem uma certa irregularidade na Associação dos Autistas de Trigolândia, em Piên. E que o presidente/vereador Juma poderia estar envolvido. Será? Nosso Foca investiga tal denúncia.

 Falando em Juma, este jornal prepara matéria sobre aumento monstruoso no salário de servidores comissionados, que atuam na Casa do Povo, leia-se: Câmara de Vereadores!

Weliton e Alexandre, nome de dupla sertaneja. Só que não! Pelo que o Foca acaba de levantar, são duas pessoas que cuidam da mesma coisa em Piên. Comunicação e mídia do presidente Juma. Como é uma situação difícil de se explicar, nosso Foca também está levantando este imbróglio.

Em Araucária tem vereador bancando o sensacionalista, fazendo tempestade em pote de exame para urina. Diz que estava faltando esse item nas UBS da cidade e foi descoberto que NÃO! Um caso pontual apenas aconteceu, mas foi suficiente para causar estardalhaço.

Porém, o mesmo vereador se quer saiu do seu gabinete para verificar se era verdade. Dessa vez ficou feio, para o pseudo paladino da justiça.

Aliás, as eleições são apenas ano que vem, mas a chapa pelo visto já esquentou, a trindade oposicionista quer catequizar o araucariense, dizendo que a cidade está abandonada, justo Araucária, cidade modelo para o estado do Paraná e para o Brasil.

Final de semana chegando e muita gente olhando no calendário, de olho nos feriados. O próximo é dia 12 de Outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e, Dia das Crianças. Bom final de semana a todos e todas!