Quem não conseguir quitar integralmente a fatura depois de um mês no rotativo terá que parcelar o saldo devedor restante
Pelas novas regras estipuladas pelo Conselho Monetário Nacional, os bancos não poderão deixar os clientes no rotativo do cartão de crédito por mais de um mês.
A partir desta segunda-feira (3), quem não conseguir quitar integralmente a fatura depois de um mês no rotativo terá que parcelar a dívida com juros menores nos meses subsequentes, até quitar a dívida.
Anteriormente, segundo informações da Folha de S.Paulo, não havia restrição no uso do rotativo. Uma dívida no cartão com essas taxas cresce quase 500% em um ano.
Agora, porém, o cliente só poderá entrar no rotativo quando fizer o pagamento mínimo. O saldo devedor restante deverá ser quitado em até 30 dias ou então será automaticamente parcelado pelo banco.
De acordo com a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a medida tem o potencial de reduzir pela metade os gastos com juros em 12 meses.