Novo Hospital para a população de FRG
Da redação
Fazenda Rio Grande inaugura o Hospital e Maternidade na próxima segunda-feira (27). Com obstetrícia, centro cirúrgico, emergência, central de imagens e ambulatório de especialidades, o espaço deve ampliar os atendimentos à toda a população.
A maior parte da estrutura será entregue na próxima semana, mas novidades ainda devem chegar. Entre os serviços que já serão prestados, no centro de imagens, por exemplo, estão tomografia, endoscopia e raio x. Exames estes que não eram prestados anteriormente.
O objetivo é garantir um maior volume de atendimentos e em diversas especialidades, a partir da reinauguração. Durante todo o processo de obras, iniciado no final de 2023, as consultas na maternidade não foram paralisados e ainda seguem normalmente nesta reta final.
Além disso, na maternidade, gestantes com parto de risco intermediário poderão dar à luz normalmente, sem precisar serem transferidas para outras cidades. Dessa forma, mais de 90% de todas as novas mamães fazendenses serão atendidas em todo o parto.
De acordo com Glauber Garbin, responsável pela empresa CIS*, que mantém o Hospital, os serviços foram ampliados de forma geral. "O hospital contava com um único serviço que era a maternidade. Essa porta nunca foi mexida. Ela foi modificada, mas sempre mantida. Já no início, colocamos uma nova porta de entrada que é a clínica médica, que trata daquele paciente que não se enquadra em uma especialidade, mas tem uma doença, como pneumonia ou de pele. A partir de abril, iniciamos a segunda fase do serviço de urgência, com ortopedia e traumatologia, cirurgias de forma geral e urologia. Hoje nós estamos com as cinco frentes de especialidade, mantendo pediatria e anestesistas", explica Garbin.
Leia mais:
MEIs de Fazenda Rio Grande podem ter consultoria para emissão da DASN
O Hospital inaugura, na próxima quarta-feira (15), 90 leitos; 6 salas cirúrgicas; capacidade máxima para 800 cirurgias/mês; maternidade porta aberta para atendimento a qualquer tipo de doença/problema com a gestante; atendimentos de emergência referenciados em ortopedia, cirurgia geral, urologia, cirurgia ginecologia e cardiologia; aproximadamente 500 consultas especializadas por semana; centro de imagem com tomografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e em segundo momento exames cardiológicos (teste ergométrico, ecocardiograma, MAPA, Holter).
Nesta etapa final das obras, estão na fase de acabamentos a entrada de emergência para cirurgia geral, ortopedia, urologia e cirurgia ginecológica. A montagem da estrutura para ambulatório de especialidades, finalização da sala de tomografia e a revitalização da fachada.
*O Hospital hoje funciona por meio de termo de cessão de uso com a empresa CIS (Centro Integrado de Saúde).