O sonho plantado na terra: agora é realidade

O cheiro da terra molhada, o canto dos galos ao amanhecer e o barulho das enxadas marcaram a vida de gerações de trabalhadores rurais em Mandirituba. Mas nos últimos dias, o som que tem emocionado famílias inteiras é outro: o das máquinas e operários construindo um futuro mais digno. Quase 50 famílias que sempre viveram da agricultura estão, finalmente, realizando o sonho da casa própria – um sonho plantado com muito suor e agora colhido com emoção.
Depois de mais de 10 anos de paralisação, o programa federal Minha Casa Minha Vida Rural voltou a beneficiar quem mais precisa, graças à luta incansável do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mandirituba. Sob a liderança do presidente Júlio Carvalho, o projeto saiu do papel e ganhou forma, com o apoio do deputado federal Toninho Wandscheer (PT) e fundamental parceria da atual gestão da Prefeitura de Mandirituba. Já era parte da história de vida dessas famílias o desejo de viver com mais segurança, conforto e dignidade.
O presidente do Sindicato, Júlio Carvalho, explica que a mobilização foi intensa para que os recursos fossem liberados. “Lutamos muito para que esses investimentos saíssem do papel. Hoje temos um conjunto habitacional que une qualidade com preço acessível. O que temos aqui é um modelo de habitação rural que pode ser replicado em todo o país”, destacou.
O investimento federal foi de R$ 88 mil por unidade habitacional, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social. A prefeitura também teve papel fundamental com a regularização dos terrenos, infraestrutura e apoio técnico às famílias.
Para a agricultora aposentada Dona Thereza de Lima, que tem 89 anos e é uma das moradoras beneficiadas, o sentimento é de vitória. “Esperei mais de 40 anos por isso. Hoje, agradeço a Deus e a todos que tornaram isso possível.”
Em entrevista ao O Repórter pessoalmente, Dona Thereza nos contou que morava há décadas em uma casa de madeira muito simples e que já havia perdido as esperanças de um dia ver o sonho da casa própria se tornar realidade. O que temos hoje é um conjunto diferenciado. O Toninho tem uma estrela, e o resultado está aqui”, afirmou emocionado.
Para muitas famílias, o sonho parecia impossível. Saber que ele vai se concretizar, com uma casa nova, banheiro dentro, energia, água… é um benefício que nem sabemos por onde agradecer”, disse o agricultor José.
Dona Thereza se lembra com emoção do esforço de sua família. Em frente à sua nova casa, nos disse: “A vida inteira foi na luta, na roça, sempre plantando e colhendo. Agora temos paz.”
O novo conjunto habitacional possui redes de tijolo e telhado. Trouxe dignidade, segurança e pertencimento. Cada casa simboliza uma nova etapa na vida de pessoas que sempre alimentaram a cidade com trabalho honesto, silencioso e essencial.
A conquista dessas famílias é mais do que uma ação social: é um reconhecimento de que a dignidade começa pelo direito de onde viver. E Mandirituba está dando exemplo ao Brasil de como o união entre trabalhadores, poder público e representantes políticos pode transformar vidas de verdade.