Obra da nova Escola Municipal Egipciana de Araucária deve iniciar em cerca de dois meses
Da Assessoria
O processo licitatório da nova Escola Municipal Professora Egipciana Swain Paraná Carrano, no Jardim Iguatemi, em Araucária, está em andamento e, nesta semana, foi publicada a empresa ganhadora da licitação. Ainda há alguns dias para recurso e outros trâmites legais, mas, com o bom andamento do processo, acredita-se que em cerca de dois meses as obras devem ser iniciadas. O projeto da escola foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) e foi pensado em cada detalhe, junto à Secretaria Municipal de Educação (SMED), para atender às demandas dos alunos, tornando o ambiente acolhedor e agradável.
A estrutura moderna terá 2.500m² e substituirá a edificação antiga, a qual era em alvenaria e madeira. A nova Egipciana terá três pavimentos, 12 salas de aula, 08 salas para atividades diversas (laboratório de artes, informática, salas multifuncionais, ballet, judô, etc.), salas para suporte pedagógico, sanitários com PcD (Pessoa com Deficiência), biblioteca, parquinho de areia e quadra poliesportiva. Há também amplos espaços de convivência (coberto e descoberto), paredes verdes (com plantas naturais), sistema de reúso de água e até via interna para embarque e desembarque dos alunos, a qual proporcionará mais segurança e evitará fluxo intenso de veículos na rua João Túlio.
Vale ressaltar que além das funcionalidades deste projeto, há também toda a parte estética. A fachada possui painéis metálicos com diferentes cores, os corredores contam com revestimento cerâmico, forro, guarda-corpo, nas áreas de convivência há bancos coloridos e no refeitório um dos pilares que poderia ser uma estrutura simples ganhou detalhes que remetem à ideia de uma araucária. Após a finalização dos trâmites legais, assinatura do contrato e andamento da obra, a escola deve ser reinaugurada em 2023.