Oficina gratuita “Editoração para Pequenas Editoras” abre inscrições

Voltada para pessoas interessadas em trabalhar e conhecer o mercado editorial, a oficina propõe o aprofundamento na produção de livros impressos e digitais 

 

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita “Editoração para Pequenas Editoras”. Ministrada pela escritora e produtora cultural Mylle Pampuch, a oficina conta com 10 encontros quinzenais de fevereiro a julho, na Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, e oferece um mergulho completo no universo da produção de livros impressos e digitais. As inscrições ficam abertas até 07 de fevereiro.

 

Segundo Mylle, a oficina tem um foco teórico e prático e oferece aos participantes um conteúdo amplo, que vai desde as etapas necessárias para criar e gerenciar uma pequena editora de livros até o lançamento e divulgação das publicações. “Esta oficina é pensada para quem deseja contar histórias por meio de livros, mas não sabe por onde começar. O objetivo é descomplicar o processo editorial, oferecendo ferramentas práticas para quem quer atuar nesse mercado”, afirma.

 

Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas para interessados, sendo 10 delas reservadas para pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, PcDs e idosos, reafirmando o compromisso com a inclusão e a diversidade. "A ideia é que os participantes vivenciem todas as etapas necessárias para iniciar e gerir uma pequena editora, de forma prática e acessível. A ideia da oficina é desmistificar o processo editorial e torná-lo alcançável para qualquer pessoa que tenha vontade de criar e publicar. Além do suporte técnico, como computadores para exibição de slides, a oficina oferecerá materiais adaptados para acessibilidade e um espaço acolhedor, capaz de atender às necessidades específicas de cada participante. Queremos que todos se sintam bem-vindos e saiam confiantes para criar suas próprias histórias no mercado editorial", explica Mylle.

 

Programação com foco em livros impressos e digitais

Durante as aulas, os participantes poderão mergulhar no universo das editoras independentes, entendendo o panorama do mercado editorial brasileiro e as etapas do processo de criação de uma editora. “Os alunos poderão aprender sobre a elaboração de projetos editoriais, com orientações práticas para abrir uma editora e planejar suas publicações, além de explorar a produção de livros impressos, com escolhas de materiais e métodos como impressão tradicional e print on demand. Vamos abordar também questões fundamentais para garantir a sustentabilidade da editora, como marketing, financiamento por crowdfunding e editais, e estratégias para planejar financeiramente suas publicações", detalha a produtora.

 

Mylle também reforça que o processo de preparação e seleção de textos, incluindo técnicas de leitura crítica e leitura sensível, será um dos temas centrais da oficina, além disso, haverá encontros dedicados à estruturação física e legal dos livros, ao uso de ferramentas de diagramação e à criação de capas de impacto visual, respeitando os direitos autorais de imagens. "Outro ponto alto será o aprofundamento de novos formatos de publicação, como e-books e audiolivros, além das orientações práticas para o lançamento de publicações, tanto em eventos presenciais quanto no ambiente virtual. A ideia é capacitar os participantes para irem além da teoria, com um aprendizado que eles possam aplicar imediatamente", acrescenta.

 

Sobre a ministrante

Mylle Pampuch (@myllepampuch) é escritora e produtora cultural com mais de 10 anos de experiência no mercado editorial. À frente da editora independente Edições Tempora, Mylle compartilha sua vivência com projetos editoriais de livros impressos, digitais e histórias em quadrinhos.

 

Para se inscrever gratuitamente, preencha o formulário: https://forms.gle/bpR4kigQsjBFAHzWA

 

Mais informações em @edições.tempora

 

Serviço Oficina de Editoração para Pequenas Editoras

Datas: 8 de fevereiro a 12 de julho, sempre aos sábados

Horário: 13h30 às 16h

Local: Casa da Leitura Manoel Carlos Karam (Parque Barigui)

Inscrições gratuitas de 15 de janeiro a 07 de fevereiro

 

PROJETO REALIZADO COM RECURSOS DO PROGRAMA DE APOIO, FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA DE CURITIBA – FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA.