Operação conjunta suspende atividades e interdita três lojas de O Solucionador

A empresa é acusada de instruir consumidores a pagarem de pagar dívidas e bens

Uma operação realizada nesta sexta-feira (29), por meio de uma parceria entre o Procon São José dos Pinhais com o Procon Foz do Iguaçu e a Delegacia do Consumidor (DELCON), interditou e suspendeu temporariamente o funcionamento de três lojas da empresa O Solucionador, tanto em Curitiba quanto em Foz do Iguaçu. A ação conjunto foi necessária após diversas denúncias de orientações ilegais repassadas ao clientes.

O prazo inicial de interdição das lojas é de 30 dias. Durante esse período, a empresa deverá se adequar às exigências feitas pelos PROCONs e pela DELCON, que incluem a revisão de seus procedimentos e a garantia de que não mais orientará seus clientes a adotar práticas ilegais.

As autoridades alegam que a Solucionador vinha operando de forma irregular e prejudicando centenas de consumidores. De acordo com o PROCON, a empresa, que alega oferecer soluções para dívidas e questões financeiras, estava, na verdade, induzindo seus clientes a práticas ilegais e prejudiciais.

“A decisão cautelar administrativa foi emitida após a análise de 153 Boletins de Ocorrência, dois Inquéritos Policiais e outras evidências, e alega que a empresa estaria orientando seus clientes a deixarem de pagar financiamentos e a ocultarem bens de instituições financeira”, afirma Jaiderson Rivarola, coordenador do Procon-SJP.

Tais práticas, de acordo com o Procon, infringem as leis de proteção ao consumidor e podem levar os clientes a uma situação ainda mais delicada, causando superendividamento e prejudicando a capacidade de negociação futura com as instituições financeiras.