Órgão metropolitano aprova nova pista do Afonso Pena

Foto/Fonte: Amep

Foi realizada nesta semana, pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), vinculada ao Governo do Estado, uma reunião da Câmara Técnica Viário Metropolitano (CTSVMC). Nesta reunião aconteceu a aprovação da mudança de diretriz viária necessária para a construção da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais.

A Amep possui um caderno com várias diretrizes para a Região Metropolitana, o que ajuda a garantir que às áreas reservadas para as obras que serão futuramente realizadas fiquem livres, e assim permitindo uma ocupação mais organizada (Uma diretriz é como um plano para o traçado futuro de uma rua).

Sobre a decisão que foi aprovada, a diretriz da Rua Constante Moro Sobrinho vai ser substituída pela Rua Silvio Pinto Ribeiro.

Essa troca é parte de um pacote maior de obras que inclui a requalificação de outras 15 vias na região metropolitana. O Governo do Estado deve investir cerca de R$ 200 milhões em melhorias viárias com o intuito de facilitar o tráfego e preparar a área para o crescimento.

Além disso, a CCR Aeroportos, que é responsável pelas obras da nova pista, está estudando novas conexões viárias entre as ruas José Pedro Andrigueto e Piraí do Sul, próximas à Avenida Rui Barbosa, ampliando as opções de acesso e mobilidade no entorno do aeroporto.

Com a aprovação da Amep, a CCR poderá iniciar os trâmites para obter alvarás e assim construir a nova pista do Aeroporto Afonso Pena, que terá 3 mil metros, tornando-se a maior do Paraná. Graças a obra, será possível a realização de operações com aeronaves maiores e aproximações simultâneas.

“Há um rito processual a ser respeitado, além da atenção às demandas da população local. Fizemos tudo isso para garantir uma obra importante para o desenvolvimento do Estado em diversas frentes”, afirmou Gilson Santos, presidente da Amep.

Fonte de informações: Agência Estadual de Notícias