Outubro rosa: prevenção sempre será a melhor solução

Ministério da Saúde lançou nessa terça-feira(1°) campanha voltada para a prevenção do câncer de mama e câncer de colo de útero

O tema desse ano é "Mulher; seu corpo, sua vida" e tem como foco a conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero, visando que a preocupação com a saúde da mulher seja durante todo o ano, não somente em outubro.

Dados do Instituto Nacional de Câncer(INCA), revelam que o Brasil registrou 73,6 mil novos casos de câncer de mama em 2024, sendo o segundo que mais afetou mulheres e o câncer de colo de útero é o terceiro mais incidente em mulheres do Brasil e o segundo mais comum entre as mulheres do mundo.

O Sistema Único de Saúde(SUS), contempla a prevenção, diagnóstico e tratamentos desses tumores, além de promover campanhas de prevenção.

Segundo o Ministério da Saúde, praticar atividades físicas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama. O autoexame das mamas também pode ajudar a identificar alterações, como pequenos nódulos e auxiliar na investigação que é feita através da mamografia, ressonância magnética e ultrassonografia.

A principal prevenção do câncer de colo de útero está relacionada a prevenção do risco de contágio pelo Papilomavírus (HPV), vírus sexualmente transmissível. O contágio ocorre por meio de desgaste ou atritos microscópicos na mucosa ou pele da região.

Para a prevenção contra o HPV a vacinação é maior aliada. A vacina está disponível no SUS, assim como o "Papanicolau", exame ginecológico que identifica lesões no colo do útero.

A prevenção é o melhor remédio, conheça seu corpo, cuide da sua saúde e procure um médico ginecologista para agendar seus exames.

Fonte: Ministério da Saúde