Pandemia da Covid-19 faz crescer a procura por jornais impressos no País
Dados do IVC (Instituto Verificador de Comunicação) divulgados no mês de junho revelam que, na comparação entre dezembro de 2020 e maio de 2021, o Estadão assumiu a primeira posição em tiragem impressa no Brasil, com média de 76.416 exemplares por dia. O Globo ficou em segundo lugar.
A circulação digital dos principais jornais do Brasil cresceu 3,3%, com os 10 principais jornais do país somando mais de 1 milhão de assinaturas. Os líderes em assinaturas digitais se mantiveram os mesmos de dezembro: Folha, Globo, Estadão e Valor, que registraram altas de 6,1%, 7,9%, 1,8% e 6,5%.
Entre os jornais que compõem a Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori BR), composta por Adjoris de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia, Sergipe e Rio Grande do Sul, tiveram aumento de 10% em média na tiragem e circulação de exemplares neste período, a alta pela procura do jornal impresso está associada diretamente aos efeitos da pandemia, apesar dos meios digitais estarem presentes na maioria dos lares, a leitura do jornal com as informações e notícias com fontes seguras complementa e atesta aquilo que é apresentado nos outros meios de comunicação. Por meio de suas afiliadas, a Adjori Brasil congrega mais de 600 jornais associados. Como são jornais locais e microrregionais, circulando em média em três ou quatro municípios, eles são responsáveis pela informação que chega diretamente a cerca de dois mil municípios brasileiros.
Paraná
A Adjori, Associação dos Jornais, Revistas e Portais do Paraná é composta por 52 jornais, chegando a 300.000 exemplares por semana, para um público de aproximadamente 1 milhão de leitores semanalmente, o jornal é um dos meios de comunicação com mais credibilidade e comodidade, podendo ser consultado a qualquer hora do dia, sem necessariamente estar esperando um horário específico para receber a informação, tornando-se assim um meio de maior abrangência no Paraná.
Fazenda Rio Grande e região
O maior jornal de circulação da região, O Repórter, com sede em Fazenda Rio Grande e circulação em grande parte dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, tem tiragem semanal de 7 mil exemplares, distribuídos todas as sextas-feiras, alcançando um público de mais 100 mil pessoas por semana, divididas entre anunciantes, comerciantes, além dos leitores avulsos que buscam o impresso em centenas de pontos e, na própria sede do jornal.
O Repórter tem passado por reformulações, com investimentos em vários setores, sempre com a responsabilidade de levar informação de qualidade e responsabilidade. Além do jornal impresso, tem site, atualizado todos os dias, Canal O Repórter, com transmissão simultânea no YouTube e facebbok, além da emissora web. Com isso é ofertado aos leitores mais rapidez e qualidade. De acordo com o diretor, Pedro Evangelista, “quando se fala em meios de comunicação, não existe substituição, mas complementaridade. A estratégia informativa precisa entender para que serve cada um dos meios de comunicação – e fazer com que todos eles sejam necessários. Se a notícia é mais ágil nos meios digitais e eletrônicos, o impresso precisa investir em tudo o que não signifique rapidez’’, concluiu.