Paraná Clube perde para o Oeste e é rebaixado para a Série C

Globo Esporte PR

O Paraná Clube está rebaixado para a Série C do Brasileiro. A queda foi concretizada com a derrota para o Oeste, por 1 a 0, nesta terça-feira, na Arena Barueri, no complemento da penúltima rodada da Série B do Brasileiro. A pior crise do Paraná Clube em 31 anos de história resulta em uma inédita queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, competição disputada apenas uma vez: em 1990, menos de ano após a fundação, em dezembro de 1989. De lá para cá foram 15 participações na Série B e 16 na Série A.

Contra o Oeste, o Paraná acumulou chances e mais chances desperdiçadas, boa parte delas nos pés do atacante Bruno Lopes. Já o time paulista foi aos poucos dando trabalho ao goleiro Renan e fez o gol aos 44 minutos, com Raí Ramos cobrando falta. Com o resultado, o Paraná fica em 18º, com 36 pontos. Além de Tricolor e Oeste, o Botafogo-SP também já está rebaixado. Figueirense e Vitória tentam escapar da última vaga no Z-4. A única forma de o Tricolor evitar o rebaixamento era vencer o Oeste e depois contar com a derrota do Vitória para o Botafogo-SP. Porém, o time paranista não conseguiu fazer nem mesmo o papel dele e acabou caindo. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Da liderança ao rebaixamento

O Paraná Clube começou a Série B de forma promissora. Foram 12 rodadas no G-4 (entre a 2ª e a 13ª), sendo três delas na liderança (3ª, 4ª e 8ª). Porém, a queda de rendimento no fim do primeiro turno custou a demissão do técnico Allan Aal, com o Tricolor em oitavo colocado, a três pontos do G-4. Rogério Micale foi o substituto, mas caiu após um mês e seis jogos, com um empate e cinco derrotas. Com o Paraná já em 16º, Gilmar Dal Pozzo chegou, mas também ficou pouco tempo. Ele pediu demissão após uma vitória em seis partidas, com o time na 18ª posição. Atual treinador, Márcio Coelho assumiu o Tricolor faltando seis rodadas para o fim. Até agora conseguiu uma vitória e quatro derrotas.

Com três treinadores diferentes, o Paraná só venceu duas das 18 partidas do returno. Foram apenas oito pontos conquistados neste período. O Tricolor entrou na zona de rebaixamento na 28ª rodada, retornou na 31ª e ficou lá desde então. Além das mudanças no comando, o Paraná Clube perdeu a zaga titular durante a Série B. Thales, que era vinculado ao Internacional, fechou com o Ankaraspor. Já o capitão Fabrício sofreu duas lesões e disputou apenas uma partida entre as rodadas 12 e 22. A defesa era justamente o ponto forte do time.

Do meio para frente, o Paraná era muito dependente da individualidade de Renan Bressan, de 32 anos - o camisa 10 também sofreu com a parte física e caiu de produção justamente na fase ruim do time. Na última rodada, o Paraná Clube encara o Cruzeiro, na sexta-feira, às 21h30, na Vila Capanema.