Paraná estabelece parceria com Google para capacitar estudantes de escolas técnicas

O Governo do Paraná, em parceria com o Google Cloud Learning, dá um passo estratégico para o futuro da educação. Em uma iniciativa que promete mudar o panorama da qualificação profissional, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, nesta quarta-feira (16), um acordo que visa oferecer licenças de cursos voltados para a capacitação de estudantes da rede estadual de escolas profissionalizantes. O objetivo dessa ação, é preparar jovens para um mundo onde as novas tecnologias ditam o ritmo.

Essa cooperação, articulada em conjunto com as Secretarias de Planejamento e Educação, prevê a liberação de até 500 licenças por escola, escolhidas a dedo de acordo com critérios técnicos estabelecidos pelo programa. A expectativa é de beneficiar cerca de 15 mil alunos, dando a eles acesso a conhecimentos que, até pouco tempo, poderiam parecer distantes da realidade dos estudantes paranaenses.

“Estamos trabalhando para transformar o Paraná em um grande celeiro de talentos na área de tecnologia e inovação”, afirma o governador com convicção. “Há uma demanda crescente no mercado por profissionais que dominem programação, compreendam os conceitos de inteligência artificial e estejam prontos para enfrentar os desafios de um mundo tecnológico. Nosso objetivo é claro: queremos que nossos alunos estejam à frente, prontos para esse novo cenário.”

O fornecimento das licenças para os estudantes do ensino técnico é mais um capítulo de uma estratégia ambiciosa do Governo do Paraná em parceria com o Google. Em setembro, outra colaboração entre as duas partes garantiu a disponibilização de 10 mil licenças de cursos da empresa para alunos das universidades estaduais do Paraná, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa.

“Estamos dando mais um passo, agora com as escolas técnicas. Estamos conseguindo atingir diferentes públicos, de diferentes idades, e assim colaborando com nosso plano de fazer do Paraná um celeiro de talentos em tecnologia no Brasil”, destacou Gustavo Pacheco, diretor-chefe de gabinete da Google Cloud.

“São trilhas de conhecimento direcionadas e altamente conectadas ao futuro. É uma forma de oferecer ao jovem da escola pública uma oportunidade única. Ao formar profissionais bem qualificados, vamos atrair empresas para o Estado e garantir que esses talentos permaneçam aqui”, afirmou Guto Silva, secretário do Planejamento.

Essas ações reforçam a visão de um Paraná que, mais do que acompanhar, quer ser protagonista na transformação tecnológica do país, apostando na formação de jovens preparados para os desafios do futuro.