Paraná registra a madrugada mais fria deste ano
O Paraná registrou nesta quarta-feira (29). a madrugada mais fria do ano, com temperaturas negativas em 24 municípios. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, Simepar, em General Carneiro, na região Sul, a mínima foi de -3,9 graus, a menor temperatura do ano no Estado. Em Palmas, no Sudoeste, os termômetros apontaram -3,8 graus e em Guarapuava, no Centro-Sul, a mínima registrada foi de -3,4 graus.
Nesta quarta-feira, o frio intenso atingiu até mesmo regiões consideradas mais quentes como o Oeste do Paraná. Cascavel amanheceu com -2,8º graus, Palotina e Toledo registraram -2,0 graus, Marechal Cândido Rondon com -0,8 e Foz do Iguaçu com -0,6 graus. Curitiba, na região Leste, amanheceu com 0,6 graus, mas segundo o Simepar a sensação térmica chegou a -3,0 graus.
Uma das características do inverno é o ingresso de massas de ar frio e seco no território paranaense, causando quedas bruscas nas temperaturas num intervalo entre 24 e 48 horas, foi o que ressaltou a meteorologista do Simepar, Lídia Mota. Julho e agosto são os meses mais secos do ano no Paraná. A partir da segunda quinzena de setembro, começam as alterações no regime de chuvas típico de inverno, com o desenvolvimento de áreas de instabilidade causado pelo aquecimento mais acentuado da atmosfera entre o Centro-Oeste brasileiro e o Paraguai.