Parceria com universidade visa cuidar de animais de rua
A Prefeitura de Piên deverá nas próximas semanas realizar uma parceria com a Unisociesc para atuar de forma mais intensiva nos cuidados com os animais em situação de rua. As bases do acordo de cooperação mútua, sem custos para o município, ainda serão aprofundadas, mas envolverão os alunos do curso de Medicina Veterinária da universidade, cujo campus é em São Bento do Sul. Nesta parceria diversas ações educativas, planejamento e até mesmo castrações deverão ocorrer em Piên.
A primeira conversa entre a universidade e o município aconteceu nesta semana, onde o prefeito Maicon Grosskopf recebeu o gerente da UniSociesc São Bento do Sul, Claudinei Cristofolini e o Diretor da Regional Norte da UniSociesc Flávio Sartori. “É um projeto que temos muito interesse em realizar, temos que cuidar dos animais que estão abandonados e principalmente evitar a procriação e proliferação destes”, frisou Maicon.
Após a formalização da parceria entre o município e a universidade, o primeiro passo será um levantamento completo das situações dos animais da cidade, com demonstrativo de quantos estão em situação de abandono e quantos possuem tutor, mas ficam soltos pelas ruas.
Além disso, os estudantes da Unisociesc deverão atuar junto às escolas da rede municipal de ensino, realizando palestras sobre os cuidados com os animais e a posse responsável, evitando que mais animais sejam soltos nas ruas. “Temos que realizar a conscientização das crianças, são eles que serão o futuro da nossa cidade e é a partir deles que poderemos garantir uma nova cultura”, ressaltou Maicon.
Outro ponto discutido foi estender a parceria para a realização da castração de animais abandonados, com o objetivo de reduzir as populações de cães e gatos abandonados. Para isso, a ideia é colocar em atividade o castramóvel (trailer veterinário) e contar com ajuda da universidade para a realização da mão de obra. “Vamos disponibilizar veterinário do município e com o auxílio dos alunos da universidade poderemos atender ainda mais localidades em um espaço menor de tempo”, falou o prefeito Maicon Grosskopf. Além do castramóvel, os representantes da UniSociesc ainda citaram a disponibilidade do município realizar as castrações no campus da universidade. “Deixamos nosso campus universitário à disposição e já estendemos o convite para que a prefeitura de Piên possa conhecer e utilizar a entidade para diversas ações em prol do município”, frisou o gerente Claudinei.