Parceria para beneficiar o agricultor de Piên
O Prefeito de Piên, Maicon Grosskopf, acompanhado do secretário de Agricultura Carlos Magon e do secretário de Governo Josnei Grosskopf, recebeu na sede da prefeitura representantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piên. O encontro, primeiro entre prefeitura e sindicato, serviu para estreitar os laços e alinhar parcerias em prol do produtor rural. Na reunião os produtores rurais foram representados pelo presidente do Sindicato Agnaldo Martins, o tesoureiro Pedro Osni Zappe e o conselheiro fiscal Abilio Pires Ferreira.
Atualmente cerca de 65% da economia do município tem com base a Agricultura, o que reforça a necessidade do poder público local estar em sintonia com entidades que auxiliam o produtor rural. “Temos que dar atenção para o homem do campo, nosso município tem como base da economia a agricultura por isso vamos em conjunto criar políticas públicas que beneficiem este setor” disse o prefeito Maicon Grosskpf.
A fumicultura ainda é uma das atividades mais rentáveis da agricultura familiar, segundo a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Porém o que se vê no campo é a crescente migração do produtor rural para outras culturas. “Vemos que o produtor rural tem migrado aos poucos para outro tipo de cultivo, porém, ainda faltam incentivos para garantir que esta migração seja sustentável”, disse o secretário de Agricultura Carlos Magon.
Antes mesmo de assumir a função na prefeitura, o secretário e o prefeito, estiveram em contato com a diretoria do Ceasa para incluir o produtor rural de Piên no seu rol de fornecedores. O município tem diversos produtores que tem interesse em vender sua mercadoria no Ceasa mas conta apenas com um agricultor apto a este fornecimento. “Vamos trabalhar para que possamos incluir todos os produtores que tem interesse em fornecer ao Ceasa, para evitar atravessadores e assim melhorar os lucros do agricultor”, frisou Carlos.
O secretário ainda destacou que a prefeitura vem trabalhando desde o início do ano na implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M). Municípios do entorno de Piên, como é o caso de Agudos do Sul, oferecem o S.I.M. aos agricultores e é importante que a cidade também tenha. “Muitos agricultores aguardam a anos a oportunidade de ter este selo, isso é fortalecimento e geração de renda no campo”, falou o prefeito. Com o selo os produtores da agricultura familiar poderão vender suas plantações no comércio local.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piên Agnaldo Martins, destacou a importância em fazer parceria com o poder público para fortalecer o trabalho do homem do campo. “Fico muito feliz em saber que a prefeitura tem projetos para beneficiar o produtor, isso é muito importante”, disse. Segundo ele, uma das grandes dificuldades encontradas é dar sequencia na agricultura familiar, pois muitas vezes, os jovens acabam deixando o campo para buscar oportunidades de trabalho na cidade. “A juventude não quer seguir na agricultura familiar, são poucos os exemplos onde os filhos retomam os negócios da família e seguem no campo”, falou o presidente.
E estes reflexos são sentidos na administração da própria entidade, que anos atrás já teve mais de 1.300 associados hoje conta com cerca da metade deste número. O presidente ainda destacou parte dos benefícios que são concedidos ao produtor associado como consultas em dentistas e médicos. “Mas ainda o mais forte do sindicato é a aposentadoria rural”, finalizou.