Piên fecha mês com saldo positivo na geração de empregos

Da Assessoria

Foi divulgado nesta semana os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Caged, referente ao mês de março. Neste período o município fechou o mês com um saldo positivo de 50 novos empregos criados, em relação aos desligamentos registrados na mesma data. Foram no total 139 novas contratações contra 89 desligamentos de empregos formais.

O último mês em que o município havia apresentado números positivos tinha sido o mês de outubro, onde foram registradas 51 novas contratações. Em fevereiro deste ano foram contabilizadas 40 contratações a menos, e agora voltamos à números positivos.

“Nosso compromisso é em dar oportunidade para os munícipes de entrarem no mercado formal, por isso temos feito campanhas em empresas do município e região para oferecer emprego e renda para os pienenses”, disse a responsável pela Agência do Trabalhador Ana Lima.

Conforme o relatório, o maior setor responsável pelas admissões foi o setor industrial, onde foram criados 77 novos postos de trabalho e 52 demissões. Em segundo lugar o setor de serviços empregou 24 pessoas e demitiu 12, a construção teve 19 contratações para 8 demissões. Os setores que menos representaram mudanças foram da agropecuária, com 4 admissões e 2 desligamentos e o setor do comércio onde teve 15 admissões e 15 demissões.

Agência do Trabalhador possui unidade de atendimento no Centro e em Trigolândia - Créditos: Prefeitura de Piên

A geração de oportunidade de trabalho é uma das bandeiras da administração municipal, que vem auxiliando tanto as empresas para a contratação de mão de obra como o próprio trabalhador que está na busca de uma oportunidade. Exemplo disso é a recém oferta do município de 7 cursos profissionalizantes gratuitos onde cerca de 150 pessoas tiveram a oportunidade de frequentar aulas e receber um certificado de aptidão ao mercado de trabalho.

A responsável pela Agência do Trabalhador explica que o tema destes cursos foi escolhido conforme a necessidade das empresas da cidade. “Fizemos uma série de pesquisas com as empresas locais e constatamos qual era a maior necessidade de qualificação de mão de obra. A partir disso fomos atrás e trouxemos estes cursos para nossos trabalhadores”, disse Ana Lima.

Outra frente de trabalho tem sido a busca por novos empreendimentos para a cidade, busca esse que já vem rendendo frutos positivos, como é a vinda da catarinense Inkor. A empresa Inkor Tintas e Argamassas produz tintas destinadas ao setor imobiliário, argamassas e impermeabilizantes.

A unidade de Piên será instalada na localidade de Aterrado Alto, em um terreno de 30 mil metros quadrados adquirido pela empresa. Os investimentos serão de cerca de R$ 10 milhões para a construção de uma área com 4 mil metros quadrados. “Estamos realizando a construção do barracão e depois da obra pronta, vamos gerar 40 empregos diretos na cidade”, contou o empresário Luiz Gonzaga.