Piên possui dois pontos para descarte correto de lâmpadas

Ponto de recolhimento de lâmpadas em Piên (Da Assessoria)

Da Assessoria

As lâmpadas são objetos tão comuns em nosso cotidiano que, muitas vezes, nem prestamos muita atenção nelas. Porém, quando uma delas queima o descarte correto deste produto pode passar desapercebido. Mas é muito importante prestar atenção e tomar cuidado com este material, uma vez que é altamente tóxico e nocivo para o ser humano e o meio ambiente. Pensando em atender melhor a população e auxiliar quanto ao descarte correto deste material, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura informa que o município dispões de dois pontos específicos para o descarte deste material. Tanto o Supermercado Assis quanto a Dinâmica Materiais Elétricos possuem uma caixa coletora, devidamente identificada, e gerida pela empresa Reciclus, que é especialista na destinação correta destes produtos. “Os munícipes precisam se conscientizar da importância da coleta seletiva, o descarte correto destes matérias contribui muito para a conservação do ecossistema e bem estar”, comentou o biólogo da prefeitura Magno Polak.

O grande vilão destas lâmpadas é o mercúrio, que faz parte da composição destes fluorescentes. Sempre que uma lâmpada é quebrada ela libera este metal, que pode chegar aos lençóis freáticos contaminando rios, animais e plantações. Uma das formas comuns de intoxicação por mercúrio é através de peixes e frutos do mar infectados. Outra forma bastante conhecida é a inalação deste produto, isto porque, quando uma lâmpada se quebra a poeira liberada contém altos níveis de toxidade. Os sintomas da intoxicação por mercúrio dependem da forma pela qual a pessoa foi exposta ao metal e de sua quantidade. No caso da ingestão de peixes ou frutos do mar contaminados, eles podem incluir perda parcial da visão periférica; sensações de ardor ou pontadas nos dedos, nariz e boca; perda da coordenação motora; fraqueza muscular; distúrbios da fala e audição e redução das funções cognitivas. Já em casos de inalação do vapor do metal, os sintomas podem incluir alterações de humor (como nervosismo e irritabilidade), insônia, dor de cabeça, contrações musculares, tremores, fraqueza, atrofia muscular e redução das funções cognitivas.

Por isso é importante a população se conscientizar e procurar estes pontos de coleta, pois ao depositar nestas caixas coletoras o consumidor pode ter a certeza de que haverá uma destinação correta, sem agredir o meio ambiente e causar riscos às pessoas. “Vamos juntos fazer a nossa parte em benefício do meio ambiente”, disse a técnica em meio ambiente Cristiane Telma Abuda.

Pontos de descarte

Todas as pessoas físicas que desejarem descartar suas lâmpadas poderão depositá-las nos coletores Reciclus. Vale lembrar que não é necessário ser cliente do estabelecimento, porém, deve ficar atento à quantidade máxima de lâmpadas permitida no local. Os locais de entrega são: Supermercado Assis, rua Amazonas, n°89 – Centro e Dinâmica Materiais Elétricos, rua Tocantins, nº 557 – Centro.