Piên promove campanha de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Evento realizado na cidade de Piên (Da Assessoria)

Da Assessoria

O Maio Laranja é uma campanha nacional que visa combater o Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. A data base da campanha é o 18 de maio, escolhido em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada física e sexualmente por vários dias, e assassinada. Antes de ser morta, teve seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio. O crime ficou impune.

Através da lei federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000, foi instituído 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção. Todos os anos, durante o mês de maio, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), executam ações com a intenção de mobilizar a sociedade para o compromisso de proteger as crianças e adolescentes. O foco é realizar atividades de mobilização da sociedade para a prevenção, divulgando o Disque Direitos Humanos – o Disque 100, serviço gratuito que funciona 24h, nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes, e do Conselho Tutelar, cujo telefone é (41) 3632 – 1516 ou 99899 – 3926 (plantão).

Outro ponto abordado, é ensinar crianças e adolescentes a identificarem a violência sexual; a importância de comunicar aos órgãos de proteção, o quanto antes, caso forem vítimas; e que existem muitas formas de enfrentar o trauma provocado pela violência sexual. Em Piên, uma série de atividades estão previstas para serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes ao longo deste mês, como sessões de cinema, peças de teatro e rodas de conversa.

Os usuários do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) também foram orientados sobre a temática. Além disso, o prédio do Cras de Piên está iluminado na cor laranja e banners informando sobre a data foram distribuídos na Secretaria Municipal de Assistência Social e Defesa Civil, no Cras e no centro do município. Há previsão de serem atendidas aproximadamente 1.700 pessoas, entre crianças e adolescentes.