Piên promove mobilização e roda de conversa sobre o HIV e ISTs
Foram realizadas pela Secretária da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, ações de mobilização contra o HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) nos colégio estaduais do munícipio de Piên. As ações que foram iniciadas na primeira segunda-feira do mês de dezembro, dia 2, marcam um início da campanha nacional Dezembro Vermelho e o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro.
Rodas de conversa entre adolescentes estão sendo promovidas pela equipe da Vigilância Epidemiológica ao longo desta semana. Os alunos presentes na roda de conversa são do colégios Frederico Guilherme Giese, no Centro, e Alfredo Greipel Junior, em Trigolândia, e se fazem parte de turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de ambas as escolas. O objetivo dessas ações é conversar sobre a doença e fornecer informações importantes sobre a doença, respondendo perguntas e esclarecendo dúvidas dos alunos.
O HIV ainda é um grande desafio de saúde pública, exigindo conscientização sobre prevenção e cuidados com ISTs, especialmente entre jovens. No Paraná, mais de 15 mil pessoas morreram desde o primeiro caso em 1984. O vírus é transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho. Apesar de não ter cura, o diagnóstico precoce e o tratamento permitem qualidade de vida e evitam a transmissão para outras pessoas.
Importante lembrar que o tanto o município de Piên quanto todo o restente do Paraná, oferece acesso gratuito ao diagnóstico dessas pessoas, com a realização de testes para HIV, sífilis e hepatites virais em toda a rede pública de saúde, tendo os resultados ficando prontos em cerca de 30 minutos. Também está presente nos postos de saúde, preservativos masculinos e femininos distribuídos gratuitamente.
Fonte: Piên Prefeitura