Piên ultrapassa 500 pessoas adoecidas pelo Coronavírus

Nesta semana o município de Piên ultrapassou a marca de 500 pessoas que contraíram o Coronavírus. São 510 pessoas que tiveram resultado de exame positivo para a doença e seguiram os tratamentos oferecidos pela secretaria de Saúde do município. O primeiro caso confirmado na cidade foi no dia 15 de maio do ano passado.

Ainda estava em investigação um óbito ocorrido na terça-feira, de uma mulher com 50 anos de idade. Inicialmente as suspeitas eram de que a moradora de Gramados estivesse com Covid-19, o que foi descartado pela secretaria de Saúde após a chegada do resultado do exame. Já um óbito ocorrido na semana passada, de um masculino, ainda aguarda o recebimento de mais exames para confirmação. No total, desde o início da pandemia, 5 pessoas perderam a vida em decorrência do Coronavírus.

Para o secretário de Saúde Pedrinho da Silva o momento é preocupante e precisa que a população tenha responsabilidade para seguir todas as recomendações. “Infelizmente a doença está aí, cada dia mais forte e mais perigosa. Temos notícias sobre as variantes e não são nada otimistas. O vírus vem mudando e se fortificando cada vez mais”, falou o secretário. A preocupação que os recentes estudos mostram é quanto ao grau de infecção e a letalidade desta nova cepa do Coronavírus.

O prefeito Maicon Grosskopf também pede consciência das pessoas para auxiliar o poder público à frear a proliferação do vírus. “Estamos respeitando todas as medidas que o Governo do Estado vêm orientando, mas precisamos também a ajuda das pessoas para que se conscientizem e cuidem de si e de sua família”, comentou Maicon. Um exemplo recorrente é quanto ao movimento das pessoas nas ruas, pois todos tem seus compromissos, mas é importante que evitem sair de casa sem ser de grande necessidade. “Quando precisar ir ao mercado, vai uma pessoa da família somente. Se precisar ir ao banco ou ao comércio, da mesma forma somente uma pessoa por família”, pediu o prefeito. 

Espaço específico para Covid

Está sendo instalada na Praça da Paz uma tenda exclusiva para atender os pacientes com sintomas do Coronavírus. A tenda possui é de propriedade do município, e possui 100m2 com fechamento lateral. Além da tenda será utilizado também o espaço da academia da Praça da Paz. O local funcionará como um centro de triagem para pacientes que estejam possivelmente com a doença. Lá os pacientes terão atendimento médico e será realizada a coleta para exames conforme conduta e avaliação médica. “Queremos evitar que pessoas com outras enfermidades estejam no mesmo ambiente que outras com Coronavírus”, frisou o prefeito. A preocupação da prefeitura é que o vírus se espalhe e acabe infectando pessoas já debilitadas por outras doenças.

Vacinação

Desde o início da campanha de vacinação o município vem realizando um trabalho para aplicar as injeções assim que os insumos vêm chegando na cidade. Na primeira etapa da campanha foram vacinados os profissionais de saúde. Também já receberam a primeira dose idosos acima de 89 anos. Neste momento a imunização está acontecendo para pessoas com idade entre 83 e 88 anos. “As pessoas com mais idade são as mais vulneráveis ao vírus, por isso montamos uma equipe que está aplicando as vacinas na casa destas pessoas”, falou Maicon.