Pinhais 30 anos: Rua da Cultura leva arte e entretenimento ao Parque Linear Atuba

Projeto Rua Cultura - Foto de Yuri Martinez

Da Assessoria

A Rua da Cultura agitou o Parque Linear Atuba no último domingo (27). Pessoas de diversas idades, especialmente as crianças, puderam participar das brincadeiras e atividades culturais promovidas pela Prefeitura de Pinhais, por meio do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O evento é realizado uma vez por mês em um bairro diferente e faz parte da programação de aniversário dos 30 anos do município.

Piscina de bolinha, cama elástica, pintura corporal, desenho, artesanato, leitura com troca de livros e dança. Essas foram as principais atividades que as famílias puderam aproveitar na bonita manhã de domingo, durante a primeira edição da Rua da Cultura. 

Mesmo para quem não tinha colocado na agenda, o evento foi uma grata surpresa. “Ouvimos o anúncio e viemos aqui para participar. A ação é muito importante, as crianças precisam disso, é muito bom”, disse Vera Lúcia, mãe da Valentina, que ganhou pintura de coelhinha e já está preparada para a Páscoa.

Outra Vera, a de Oliveira, também participou do evento e já ensinou seus dotes artesanais para a criançada. “Eu trabalho com criança, então aprendo e ensino também. Como faço parte da Associação de Moradores da Vila União, a gente divulga e reforça para que as pessoas participem do projeto”, comentou.

A animação no Parque foi tão contagiante que até o bode Brito quis ver a movimentação. O cabrito é uma celebridade no bairro e, quando chegou, foi logo receber o carinho da prefeita e da vice-prefeita.

A música pop foi a trilha sonora da dança, que reuniu dezenas de jovens. A prefeita Marli Paulino e a vice-prefeita Rosa Maria também aproveitaram a oportunidade para fazer um alongamento com o pessoal. A prefeita também ressaltou a importância do projeto. “A Rua da Cultura é mais um projeto do plano de governo que estamos pondo em prática. Trazer essas atividades culturais, artísticas, para perto das pessoas, é uma forma de preservar os espaços públicos, como o Parque Linear do Atuba, e potencializar os talentos que nós temos em Pinhais”, enfatizou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, reforça a divulgação das atividades da Semel nas edições do Rua da Cultura. “O projeto visa levar atividades culturais nas praças, nos locais onde não tem uma estrutura da Semel, para o pessoal ter a convivência, poder realizar alguma atividade cultural e de lazer e, se tiver interesse, a gente também divulga as oficinas que o município tem: violão, dança, desenho, pintura… Para eles procurarem os nossos polos e fazerem as atividades com a gente também. A ideia é também trazer o pessoal para vivenciar os espaços que a Prefeitura disponibiliza, as estruturas de lazer, chamar e tirar o pessoal de casa para vir e aproveitar os espaços. A gente faz nos finais de semana, justamente para a família vir com os filhos, aproveitar o dia com nossas atividades”, destacou.

Presenças

Além das pessoas já citadas, também participaram do evento o deputado federal Luizão Goulart; o presidente da Câmara Municipal Vereador Marcinho e vereadores Fabrício Souza e Filho; servidores da Prefeitura, agentes da Defesa Civil, além das famílias e moradores da região.