Pinhais é modelo de segurança para o Brasil

(texto e imagem: Assessoria)

Governador de Rondônia esteve na cidade conhecendo modelo de segurança

O governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha, esteve em Pinhais na quarta-feira (22), para conhecer o trabalho de segurança pública implementado no município. O programa Pinhais Mais Segura, que inclui a Muralha Digital, a nova Central de Monitoramento e os Módulos Eletrônicos de Monitoramento, já foi apresentado a mais de 30 autoridades representantes de cidades em todo o Brasil, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Luís (MA) e Campo Grande (MS), além de 10 municípios do estado de Rondônia. A prefeita Rosa Maria recebeu Rocha e equipe, junto aos secretários municipais de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, de Administração, Vinicius Martins, de Governo, Márcio Mainardes e servidores. No encontro, os chefes de executivo trocaram informações e relatos de cada localidade e seguiram com suas equipes para a sede da Guarda Municipal de Pinhais.

O governador Marcos Rocha enalteceu a importância a troca de experiências. “Estamos buscando todos os projetos de grande repercussão, que têm dado certo, para poder levar para o estado de Rondônia. Ainda não conhecia Pinhais, estou surpreso com todo o trabalho que estou vendo aqui, então fico feliz de poder levar essas ideias para que consigamos aumentar a sensação de segurança à nossa população. Fico feliz porque Rondônia, um Estado, está vindo aqui ao Paraná aprender com a Prefeitura de Pinhais, ou seja, levar conhecimento de Pinhais para aplicar isso à nossa população de Rondônia. Trabalhando em conjunto, dentro e fora do estado de Rondônia, conseguimos avançar mais, e dentro e fora da Prefeitura de Pinhais, Pinhais também consegue avançar”, declarou.

Rosa Maria, agradeceu a visita e destacou o trabalho no município que é exemplo para outros gestores públicos. “A visita do governador Marcos Rocha e sua equipe a Pinhais demonstra realmente que o nosso trabalho tem sido uma referência para outras cidades. Ficamos felizes, pois ele pôde observar na prática que o trabalho está acontecendo de forma a contribuir com uma cidade cada vez mais segura, através da Muralha Digital, dos Módulos Eletrônicos de Monitoramento, bem como outros mecanismos e incrementos à Guarda Municipal e ações de proteção às pessoas da nossa cidade”, concluiu.

Desde a implantação da Muralha Digital pela Prefeitura de Pinhais, no dia 7 de março, o município tem recebido diversas visitas técnicas do case de sucesso. Já vieram conhecer o sistema de inteligência e segurança pública representantes dos municípios de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Campo dos Goytacazes (RJ), Campina Grande (PB), Curitiba, Morretes, Cascavel, além dos municípios de Porto Velho, Vilhena, Santa Luzia do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno, Itapuã do Oeste, Espigão do Oeste, Colorado do Oeste, Ariquemes e Nova Mamoré do estado de Rondônia. Por meio da plataforma de Inteligência Artificial, as equipes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) e Guarda Municipal operam com aproximadamente 700 câmeras de monitoramento, cobrindo todas as entradas e saídas da cidade e em trabalho conjunto às outras forças de segurança, como a Polícia Militar.