Piraquara inaugura primeiro Centro de Reabilitação pós Covid-19 da RMC
Banda B
A Prefeitura de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou nesta terça-feira, dia 05 de outubro, o Centro de Reabilitação em Saúde, que também ofertará o atendimento a pacientes que tiveram alguma sequela pós-Covid-19. Na oportunidade, também foi lançado o Programa “Melhor em Casa” uma nova modalidade de atenção domiciliar. O novo serviço público foi denominado “Marlon Martins de Souza”, em homenagem ao ex-servidor da saúde municipal que faleceu em 2020 em decorrência da Covid-19.
O Centro de Reabilitação em Saúde conta com recepção, sala de estimulação sensorial, quatro consultórios, coordenação e banheiros. A equipe é composta por dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, além da equipe administrativa de apoio. O espaço também ofertará a reabilitação de pessoas com sequelas neurológicas e físicas decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC) e até automobilísticos, por exemplo. Dispõe de atendimento específico para estimulação precoce de crianças com alguma necessidade especial.
O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, destacou a implantação de novos serviços públicos na área da saúde. “Com grande satisfação entregamos hoje dois novos importantes serviços de saúde para a população. O Centro de Reabilitação de Piraquara é um dos primeiros da Região Metropolitana de Curitiba aberto no momento que já estamos pensando no pós-pandemia. Um serviço que permanecerá mesmo após o fim desse período para o cuidado das pessoas que necessitam de diferentes reabilitações”, ressaltou.
A Secretária Municipal de Saúde, Glaucia Buss Guimarães, explicou que o serviço já está em funcionamento desde setembro e falou sobre os benefícios para a população. “O espaço dispõe de toda a estrutura necessária e uma equipe multidisciplinar para o atendimento de diferentes reabilitações. Neste momento pandêmico, a prioridade está sendo para os casos de sequelas pós-Covid-19, mas o atendimento será muito mais abrangente”, enfatizou.
O ex-prefeito e atual Diretor Geral da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, prestigiou a inauguração e enalteceu a disponibilização de novos serviços para a população. “Fico feliz em acompanhar a continuidade de boas políticas públicas em benefício da população. Desde o ano passado o esforço tem sido muito grande de combate a pandemia, resultado disso é que Piraquara até hoje possui a menor taxa de mortalidade de Covid-19 entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba”, destacou.
Também participaram da inauguração a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, o Vice-Prefeito, Rivas, o Presidente da Câmara, Valmir Nanico, os vereadores Amilton Lima, Cícero, Eugênio, Guanair, Maguila, Marildo e Professor Gilmar, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silmara Ribas, além de secretários e servidores municipais.
HOMENAGEM
Durante a solenidade, foi prestada uma homenagem aos familiares do servidor Marlon Martins de Souza. Emocionada, a viúva Luciane Pereira Faria de Souza agradeceu o carinho e a lembrança. Junto com o filho Kauan Martins Faria, ela recebeu das mãos do Prefeito Josimar Fróes e demais autoridades uma placa de reconhecimento.
ATENDIMENTO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM SAÚDE
“Os profissionais que atuam no Centro de Reabilitação em Saúde são fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos. Os pacientes são encaminhados por meio das Unidade de Saúde, via marcação de consultas, onde passam por uma triagem. Trata-se de uma avaliação, onde são classificados e identificado se possuem perfil para o atendimento. O atendimento é prioritário para pessoas com deficiência de 0 a 4 anos e pacientes com sequelas de Covid-19, consideradas moderadas ou graves”, explicou a Coordenadora de Saúde do Idoso e Pessoa com Deficiência, Vivian Portz.
PROGRAMA MELHOR EM CASA
Na oportunidade, também foi lançado o Programa “Melhor em Casa”, que ofertará o atendimento domiciliar para pacientes que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos. O Programa dispõe de equipe multiprofissional, dois veículos e também será sediado no mesmo espaço do Centro de Reabilitação. A equipe é composta por dois médicos, enfermeiro, técnico de enfermagem, além da equipe de apoio administrativa.