Ponta Grossa e região se preparam para receber Bolsonaro

Uma 'motociata' a favor do presidente também será realizada em 25 de setembro. Foto: Amanda Perobelli/Reuters.

A Rede

As cidades de Castro, Piraí do Sul e Ponta Grossa já estão se organizando para receber a visita do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), em 24 e 25 de setembro. O líder do Poder Executivo realizará a inauguração de programas, participará de solenidades – inclusive podendo receber homenagens e estará na ‘motociata’ que envolverá os municípios. A agenda política de Bolsonaro nos Campos Gerais é intermediada pela deputada federal Aline Sleutjes (PSL). Em Ponta Grossa, é a segunda visita do presidente (a primeira foi em 2018). Já em Castro e Piraí do Sul, é a primeira vez que um representante máximo do Poder Executivo estará nos municípios.

Na cidade ponta-grossense, Bolsonaro desembarca em 24 de setembro. A partir das 13h, o presidente estará no Centro de Eventos, onde fará o lançamento das pedras fundamentais da Maltaria Campos Gerais e da nova sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg). Além disso, acontecerá o lançamento do ‘Programa Aço’, uma parceria entre a associação, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) e o Exército Brasileiro. Por fim, será entregue a Bolsonaro uma homenagem da Acipg tornando ele um associado benemérito da entidade – o evento não será aberto ao público. O ‘Programa Aço’ é voltado para inclusão de jovens egressos do serviço militar no mercado de trabalho. Segundo o vice-prefeito de Ponta Grossa, Saulo Vinícius Hladyszwski (PSD), é a “possibilidade desses militares que saem do serviço ativo do Exército, possam já ser preparados durante todo esse período, lá dentro do Exército pela Acipg, com seus cursos e especialidades”, comenta ‘Capitão Saulo’, como é conhecido.

Após a cerimônia, que também terá a participação da imprensa, Jair Bolsonaro se dirige para a cidade de Castro. Lá, a partir das 15h, o presidente acompanhará a assinatura do termo de cooperação técnica entre a ‘Sempre Sementes’ e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – o evento ocorrerá no Parque de Exposições Dário Macedo. A união das empresas visa a desenvolver tecnologia e inovação para a agricultura tropical. Por fim, a agenda em 24 de setembro termina em Castro com oito momentos diferentes, entre eles a entrega de títulos, assinaturas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), lançamentos do governo, homenagens e apresentações. O presidente deve dormir na cidade, já que o mesmo tem evento no município na manhã seguinte (25).

25 de setembro

Ainda em Castro, Bolsonaro participa de solenidade militar no 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, além da inauguração de uma quadra esportiva. De acordo com a deputada Aline Sleutjes, “quando fiz o convite ao presidente, ele prontamente aceitou e pediu para montar a agenda. Tenho certeza que será um encontro histórico e que os Campos Gerais estará radiante, mostrando sua força”, reforça.

Após, o líder do Executivo vai até Piraí do Sul, onde ele deve receber o título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal da cidade – a proposta é da vereadora Mariana Zadra (PTC). Por fim, a agenda de Jair Bolsonaro se encerrará com a ‘motociata’, que deve acontecer de Piraí do Sul até o Centro de Eventos da cidade de Ponta Grossa – a ‘motociata’ pode ser a última, segundo fala recente de Bolsonaro a seus apoiadores. A concentração será no Santuário Nossa Senhora das Brotas, a partir das 10h. O presidente foi convidado pela Associação Motociata Paraná.