Ponte passa por alargamento em Araucária

Obras no entorno da ponte - Imagem da Prefeitura/SMOP

No dia 11 de janeiro, teve início o bloqueio total da Avenida Independência, no trecho entre o Boqueirão e a região da igreja de Campina das Pedras, em Araucária, marcando o início da obra de alargamento da ponte, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2024. Esta obra contempla uma série de soluções técnicas tanto na ponte existente bem como em outro trecho da avenida que sofre com o deslizamento da pista.

O projeto da Prefeitura, conforme informações da Secretaria de Obras (SMOP), prevê o reforço da estrutura da ponte existente, com a execução de uma nova fundação, reforço estrutural nos pilares e vigas existentes, além da ampliação. A largura total final será de 7,80 metros, comportando duas faixas de tráfego de 3,5 metros e duas barreiras rígidas de 0,40 metro cada. O alargamento será feito em ambos os lados da ponte existente, a fim de melhorar o seu encaixe no traçado da Avenida Independência. Além da ampliação, serão executados os aterros laterais para ampliação da largura da pista, base e sub-base, aplicação de capa asfáltica em CBUQ, drenagem superficial, serviços de urbanização e sinalização de trânsito.

Outra parte crucial da obra, de acordo com a SMOP, foca em outro trecho da avenida, onde será construída uma contenção em gabião para corrigir o escorregamento da pista. Paralelamente, estão programadas a recuperação do pavimento por meio de trabalhos de terraplanagem, base e sub-base, aplicação de capa asfáltica em CBUQ, drenagem superficial, serviços de urbanização e sinalização de trânsito.

A Secretaria de Obras destaca ainda que uma obra como esta precisa de uma série de ações coordenadas, como instalação de canteiro, manobras de maquinário pesado na via, demolição dos guardas corpos existentes da ponte e de uma parte da laje, entre outros elementos que levaram ao bloqueio total do trecho.

DESVIOS – Durante o período de interdição do trecho da Avenida Independência, três linhas do sistema de transporte coletivo de Araucária (TRIAR) terão rotas alternativas. As linhas  S48 Campestre,  S57 Ipiranga e  S59 Formigueiro, todas com saída do Terminal Central, estão seguindo sentido Cemitério do Jardim Independência, Avenida Cezar Hasselman e PR 423 para então fazer o trajeto já de costume. O retorno ao Terminal Central segue a sequência citada em ordem inversa. Outros veículos também deverão realizar desvio durante o período de bloqueio. Também é necessário utilizar a PR-423 para acessar a região de Campina das Pedras. A PR-423 também deve ser utilizada por quem estiver nessa região de área rural para ter acesso a bairros urbanos e ao Centro de Araucária.