Giro Político
Prefeita de Agudos do Sul tem contas de 2018 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Paraná
Publicado: 31/01/2020
Autor: oreporter
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná atestou irregularidades nas prestações de contas do mandato da prefeita de Agudos do Sul, Luciane Teixeira, referente ao ano de 2018. Após ser revisado pelo Ministério Público e pela coordenadoria de gestão municipal, o processo nº 202601/19 foi levado ao Tribunal de Contas, onde entendeu-se que houve falhas na administração do erário público.
O relator do processo, o conselheiro Ivan Bonilha, votou pela reprovação das contas do ano de 2018, impondo multa à prefeita municipal. Em sua fala, na sessão, ele salientou que houve déficit nas contas não vinculadas nos termos da instrução, afirmando que a administração atingiu um acúmulo de 13.39% do orçamento de R$ 30 milhões.
A redação do Jornal O Repórter conversou com técnicos do Tribunal de Contas, que explicaram que o tribunal tem uma margem de até 5% de déficit. No caso de Agudos do Sul, como o valor esteve muito acima do permitido, não foi possível aprovar.
Caso seja publicado, o documento deve ser encaminhado à Câmara Legislativa Municipal, para julgamento. Em 2017, os atuais vereadores da Casa já reprovaram as contas da Prefeita, referentes ao seu mandato em 2004.
De acordo com o advogado Evandro Krachinski Duarte, a reprovação das contas causa ao gestor inelegibilidade por oito anos após publicação do decreto. Ou seja, o prefeito fica impossibilitado de disputar eleição.