Prefeito de Guaratuba decreta calamidade pública por colapso no sistema do "Ferry Boat"

Travessia demorada na temporada - (Foto: Reprodução/TVCI)

Ric Mais

O prefeito de Guaratuba, no litoral do Paraná, Roberto Justus (União Brasil), declarou, nesta terça-feira (11), estado de calamidade pública na cidade por conta do colapso no sistema de transporte aquaviário para a travessia da Baía de Guaratuba, o Ferry Boat. Segundo ele, o serviço prestado pela atual concessionária vem passando por “situações extremamente graves”. “São inúmeros os relatos e vídeos, todos provando as imensas dificuldades que os usuários estão enfrentando, seja na demora das filas, seja na forma como as embarcações estão sendo manobradas. É embarcação parando de ré e manutenção de embarcação acontecendo no meio de período do trabalho, abastecimento das balsas também no meio da execução do serviço, um amadorismo que nos assusta e nos preocupa”, disse o prefeito.

De acordo com o prefeito, caberia ao governo do estado fazer uma nova licitação e contratar uma empresa com “competência e condições de prestar um bom serviço”. Por conta da temporada e do grande número de turistas, que usam o serviço de transporte, o prefeito também sugere a contratação emergencial de uma nova concessionária.

O outro lado

A empresa BR Travessias, que faz a concessão no sistema do Ferry Boat, não quis se manifestar. A reportagem tentou contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e aguarda um posicionamento.