[caption id="attachment_24812" align="alignnone" width="681"] Prefeito Marcio Wozniack, avalia positiva a videoconferência internacional[/caption]
Da Assessoria
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, participou na manhã de sexta-feira (10), juntamente com o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e os holandeses Jos Wuenen, prefeito de Haarlem, e o vice-prefeito de Den Bosch, Ufuk Kâhya, de uma reunião virtual entre prefeitos do Brasil e Holanda. O encontro, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), teve o objetivo de debater e também aproximar as experiências realizadas na Holanda e Brasil durante a pandemia do Covid-19. Marcio destacou, entre as ações, a criação do Fórum Metropolitano de Combate à Covid-19, que unifica as medidas contra o coronavírus. “Um dos problemas entre os gestores foi unificar as medidas, pois eram tomadas decisões em variados âmbitos e com a criação do Fórum, foi possível as pessoas terem um mesmo decreto para seguir”, disse.
O prefeito destacou a necessidade de mais união na população. “Importância da união da população a todo momento. Não esperávamos essa pandemia, buscamos por meio dos nossos profissionais, equipes médicas, e vendo ações que a Holanda realizou sabemos que precisamos intensificar aqui”, analisou. A gente enfatiza que as pessoas devem aceitar ainda o distanciamento social, cerca de 20% pensam que a doença acabou, mas devemos ser cuidadosos, esperarmos. Pode começar sua vida pública, mas será de forma diferente como era antes”, comentou Jos Wuenen, prefeito de Haarlem.
Na área econômica, ressaltou o apoio financeiro do governo nacional com cobertura de até 90% para manter empregos. O vice-prefeito de Den Bosch, Ufuk Kâhya, destacou as medidas a serem tomadas após a recuperação. “Ressaltamos a importância do distanciamento, do trabalho em casa, e que pessoas com sintomas se auto isolassem”, disse. “O impacto econômico foi enorme, perdemos renda, negociamos com o governo federal e cerca de 5 a 6 milhões de euros já foram utilizados, porém, não suficientes”. No final, Marcio destacou a importância do encontro. “As medidas tomadas na Holanda são como as tomadas aqui, precisamos cuidar de todos, importante essa roda de conversa internacional e dá coragem a nós, prefeitos, que estamos enfrentando essa situação. Agradeço à FNP pela participação desse encontro”, disse. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, falou sobre a pandemia, que prejudicou o mundo inteiro, porém, em fases diferentes.
“A pandemia impôs para o planeta todo as mesmas privações, apenas mudou as etapas e medidas, e nós brasileiros, aprendemos com os europeus, que tiveram os problemas antes de nós, pudemos avaliar os acertos e erros”, concluiu.