Prefeitos da RMC preocupados com aumento de pessoas infectados pelo coronavírus

Prefeito Márcio durante reunião virtual com prefeitos de cidades metropolitanas

Da Assessoria

Os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estiveram reunidos, nesta segunda-feira (16), durante o 31° Fórum Metropolitano e demonstraram preocupação com o aumento de casos de Covid-19 nos municípios. Em Curitiba, já são seis dias consecutivos com mais de 700 novos diagnósticos da doença. Segundo o presidente da Assomec (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba) e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack, o momento é de cautela. “Os números de hoje trouxeram preocupação, pois houve um significativo aumento de novas pessoas infectadas e com um perfil muito jovem, a maioria entre 20 e 40 anos de idade. Precisamos ter cautela, porque ainda é iminente o risco do coronavírus”, explicou Wozniack.

Ainda segundo o presidente da Assomec, o entendimento dos especialistas é de que os números são resultado das aglomerações nos recentes feriados e no período eleitoral. A Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado já estariam reativando leitos para atender um possível aumento de casos graves.

O Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) do Paraná deve se reunir nesta terça-feira (17) para discutir novas medidas para evitar que a pandemia volte a se agravar no estado. “Eles vão se reunir terça e quarta deveremos ter algumas direções que devemos tomar para os próximos dias, tendo em vista esse aumento de pessoas contaminadas”, disse Wozniack.

No acumulado de dois dias, domingo (15/11) e segunda-feira (16/11), Curitiba registrou 1.508 novos casos de covid-19 e dez mortes de moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus, conforme boletim da Secretaria Municipal da Saúde. São cerca de 750 casos por dia, o mesmo número registrado na semana passada. Em dois dias, Curitiba registra dez mortes por covid-19 e casos ativos se aproximam dos sete mil

Até agora são 1.569 mortes na cidade provocadas pela doença. Com os novos casos confirmados, 60.856 moradores de Curitiba testaram positivo para a covid-19 desde o início da pandemia. São 6.849 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. O número se aproxima daqueles registrados no pico da pandemia na capital que aconteceu no mês de julho.