Prefeitos do PR cobram maior volume de repasses aos municípios

Prefeitos da AMP em reunião - Foto: Divulgação

Gestores de todo o estado se reuniram nesta quarta-feira (13) para debater o cenário da arrecadação das prefeituras. Na oportunidade, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, decidiu pela intensificação das cobranças, junto ao Governo Federal, pela ampliação de repasses aos municípios. Na reunião, foram discutidas as quedas drásticas de receitas sofridas pelas prefeituras, como no caso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e as soluções para o problema. 

Edimar pediu a união dos prefeitos e prefeitas em torno do movimento municipalista, especialmente na mobilização municipalista dos dias 3 e 4 de outubro, em Brasília, para defender a aprovação de matérias de interesse dos municípios.

O presidente da entidade explicou a importância da luta defendida pelos prefeitos. “Temos que nos unir em torno de temas como a aprovação da PEC 25, PEC 14, PLP 334 e PLP 136, que são essenciais para repasses permanentes de dinheiro aos cofres públicos, dando mais elasticidade e tranquilidade aos municípios. Também vamos nos reunir com a bancada federal. Por isso, as presenças dos prefeitos e prefeitas na mobilização é fundamental”, comentou.