Prefeitura começa a distribuir o carnê do IPTU

(texto e imagem: Assessoria)

Considerada uma das principais fontes próprias de arrecadação dos municípios, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é o responsável pelo custeio de uma série de serviços públicos e de investimentos realizados em aquisições ou obras pelas prefeituras. Em Piên, o poder público municipal iniciou a entrega dos carnês deste tributo, o qual poderá ser pago em cota única ou ainda parcelado.

De acordo com o setor de Tributação, o contribuinte poderá pagar este imposto em cota única, com desconto de 10%, até o dia 7 de junho. O pagamento à vista, sem desconto, segue até o dia 10 de julho. Para quem preferir parcelar é disponibilizado a divisão em até 6 parcelas, com tarifa mínima de R$ 50,00 e com o primeiro vencimento no dia 10 de julho. 

O pagamento do IPTU poderá ser realizado em diversos correspondentes bancários. A partir deste ano, fará parte da arrecadação junto ao IPTU a contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (CIP) lançada somente para os imóveis sem edificações. A CIP é arrecadada com a finalidade de custear o serviço de iluminação pública.

Segundo o secretário municipal de Administração e Finanças, Claudemir José de Andrade, o valor arrecadado com o IPTU é essencial para garantir a saúde financeira do município. “É através deste recurso que conseguimos manter e ampliar serviços públicos em todos os setores, além de garantir contrapartida em obras, por exemplo. Sem esta fonte de receita fatalmente a comunidade não seria atendida em diversas frentes”, ressalta.

Além de ser uma obrigação legal, a cobrança do IPTU vem recebendo exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que as prefeituras atualizem suas plataformas. Em alguns casos, gestores municipais foram multados e estão respondendo por improbidade administrativa, gerada por renúncia de receita. A legislação também obriga que os contribuintes com débitos devem ser inscritos em dívida ativa.

Quem não receber os carnês pode fazer a retirada diretamente na prefeitura ou na sub-prefeitura de Trigolândia, pelo site www.pien.pr.gov.br ou ainda através do e-mail receitas.administracao@pien.pr.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (41) 3632 1293.