Prefeitura de FRG divulga concurso público para a Guarda Municipal

(Foto: Reprodução Arquivo GM-FRG)

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande divulgou nessa quarta-feira (18), por meio do Diário Oficial Eletrônico do Município, o anúncio de um concurso público para o recrutamento de novos Guardas Municipais. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal O Repórter, o prefeito da cidade, Marco Marcondes, declarou que pretende dobrar o contingente da Guarda este ano. Atualmente, a GM dispõe de um total de 60 agentes de segurança pública dispostos em equipes.

De acordo com informações extraoficiais, o edital com mais detalhes sobre o concurso está previsto para ser divulgado até o fim desse mês. O Jornal O Repórter entrevistou um profissional da área em da Fazenda Rio Grande e obteve a informação de que o salário inicial do Guarda Municipal é de R$ 2.464,68 no primeiro nível. Este é apenas o salário base, sem contar com bônus como comissões, insalubridade, periculosidade, hora intervalar, adicional noturno, etc.

"O Regime Especial de Trabalho Policial - RETP caracteriza-se pelo cumprimento de horário e local de trabalho de forma variável; pela prestação de serviço em finais de semana e feriados; pela prestação de plantões noturnos e outra condições estabelecidas pelo Comandante da Guarda Municipal; além de prestação de trabalho perigoso, insalubre ou penoso, observadas, sempre, as peculiaridades do serviço." (Foto: Reprodução Arquivo GM FRG)

O Guarda Municipal (GM) é um profissional de segurança que atua de forma armada, em conjunto com outras instituições como a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC), para garantir a segurança do patrimônio público e dos cidadãos de bem, além de realizar rondas e atendimento prévio a pequenas ocorrências, visando garantir e preservar a ordem e o bem estar social. O perfil mais recorrente são pessoas com idade em torno dos 35 anos, com ensino médio completo.

A carga horária varia principalmente em torno de 40 horas semanais.

Conteúdo das etapas do processo para o cargo de Guarda Municipal em Fazenda Rio Grande. (Foto: Reprodução)

Quanto as etapas do processo seletivo do concurso, são as seguintes: prova objetiva, teste de capacidade física, exame de investigação de conduta, avaliação psicológica, exame médico funcional e curso de formação técnico-profissional. O conteúdo pragmático da prova objetiva varia entre conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, abrangendo normalmente os seguintes tópicos:

  • Lei 13.022, Estatuto das Guardas Municipais;
  • Direito Penal, Constitucional e Administrativo;
  • Lei de Drogas;
  • ECA, Estatuto do Idoso e política de desarmamento, por exemplo.
  • Língua Portuguesa, Informática e Matemática (como parte dos conhecimentos básicos).

Geralmente as provas de aptidão física envolvem corridas de dois a cinco quilômetros, teste de força dos membros superiores com apoio sobre o solo (flexões), teste de resistência abdominal, teste de força de membros superiores (barra fixa) e teste de capacidade aeróbica. Os exercícios e quantidade podem variar conforme a banca do concurso, mas é importante estar com a saúde física em dia.

Geralmente as provas de aptidão física envolvem corridas de dois a cinco quilômetros, teste de força dos membros superiores com apoio sobre o solo (flexões), teste de resistência abdominal (abdominais), teste de força de membros superiores (barra fixa) e teste de capacidade aeróbica. Os exercícios e quantidade podem variar conforme a banca de aplicação do concurso, por isso é importante estar com a saúde física em dia.

O boletim do Diário Oficial Eletrônico do Município referente a divulgação do concurso da Guarda, pode ser acessado clicando aqui.

Jornal O Repórter, a notícia da sua cidade!