Prefeitura de Piên tem parceria com a Associação de Amigos do Autista
Da Assessoria
Criada ainda em 2019, a Associação de Amigos do Autista (AMA), tem como objetivo auxiliar crianças diagnosticadas com autismo, Transtorno do Espectro do Autismo. O autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Em Piên a Associação é presidida por Adriana Damas, que juntamente com a voluntária Luciane Schroeder, buscam maneiras de auxiliar as crianças que foram diagnosticadas com o transtorno. Elas arregaçaram as mangas e estão montando um espaço para o atendimento pedagógico destas crianças. O espaço para a sede da Associação foi cedido pela prefeitura e mobiliado com o auxílio das empresas Móveis 3J e Famossul, além de doação em valores feitas por pessoas da comunidade. “Fomos atras de empresas e de pessoas para conseguir recursos. Com estes valores conseguimos montar um espaço confortável para receber os alunos”, disse a presidente Adriana Damas.
Segundo levantamento feito pelas voluntárias, em conjunto com a secretaria de Educação, atualmente 56 crianças de 0 a 17 anos possuem autismo na cidade. E a intenção das voluntárias é prestar atendimento para todas as crianças desta faixa etária. A ideia inicial é disponibilizar de uma fonoaudióloga e psicopedagoga para atender as crianças, e aos poucos ir adicionando mais especialidades. O prefeito Maicon Grosskopf esteve visitando a associação para conhecer as instalações e garantiu que a prefeitura irá manter a parceria com a entidade. “Queremos fazer uma parceria duradoura para que nossas crianças tenham um ótimo atendimento aqui neste espaço”, disse Maicon. O prefeito falou ainda sobre a importância de buscar parcerias público privada para a manutenção da entidade, bem como para a realização de outras atividades.
As representantes da associação ainda solicitaram que a Prefeitura repasse recursos para a manutenção das atividades, algo em torno de R$35 mil ao ano. “Sabemos que este valor ainda é pouco para tudo que queremos fazer, mas já seria suficiente para custear os investimentos com profissionais de fonoaudiólogo e psicopedagogo. Pelos cálculos realizados ainda sobraria uma pequena quantia para ser destinada para a aquisição dos materiais necessários para a realização das atividades”, frisou Adriana.
A intenção da prefeitura é manter a parceria com a entidade, cedendo o espaço para a realização das atividades e ainda repassando os valores para que os alunos tenham um local específico para o seu desenvolvimento. Atualmente a AMA está localizada junto à sede da Sub-Prefeitura de Trigolândia. “Queremos também fazer algumas melhorias para garantir um espaço mais confortável para estas crianças”, finalizou Maicon.