Prefeitura de São José dos Pinhais orienta contribuintes sobre envio de comunicados sobre IPTU e Taxa de Lixo 2025

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Finanças (Semfi), esclarece aos contribuintes do município que são legítimas as mensagens enviadas pelas instituições bancárias a respeito da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo referentes ao ano de 2025. Os comunicados estão sendo enviados por meio de aplicativos, SMS, e-mail e WhatsApp para informar sobre os débitos lançados para o pagamento desses tributos.

Esse procedimento se deve ao registro de codificações de códigos de barras e QR Code (PIX) junto ao Banco Central do Brasil. “As mensagens enviadas são relacionadas aos débitos de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo, podendo ser consultadas por meio do Débito Direto Autorizado (DDA) nas plataformas dos bancos”, explica o diretor do Departamento de Tributos Imobiliários, Nelson Ferreira.

A Prefeitura reforça a importância dos contribuintes realizarem a consulta e atualizarem o cadastro, evitando problemas futuros com a regularização do pagamento dos tributos municipais.

Vencimento dos tributos

A administração municipal lembra aos contribuintes que o vencimento dos tributos em questão será no dia 12 de março de 2025, e os contribuintes podem aproveitar para quitar os débitos à vista com desconto de 10% ou optar pelo pagamento da primeira parcela.

A Semfi também disponibilizou uma forma simples de confirmação dos valores lançados. A partir do dia 20 de janeiro de 2025, o contribuinte poderá acessar o portal da Prefeitura para consultar os valores e emitir a guia de pagamento, utilizando o número de inscrição imobiliária do imóvel ou CPF/CNPJ para o caso da Taxa de Coleta de Lixo. O link para acesso ao portal é: https://financas.sjp.pr.gov.br/imobiliarioGateway/#/guia.

A Prefeitura destaca, ainda, que, caso o contribuinte receba algum comunicado de cobrança, mas não seja mais o proprietário do imóvel, deverá informar a alteração ao Departamento de Tributos Imobiliários.

“O procedimento pode ser feito por meio do envio de documentos atualizados, como a matrícula de registro de imóvel, escritura pública de compra e venda ou contrato particular de compra e venda, para o e-mail tributos@sjp.pr.gov.br. Esse procedimento é necessário para que o débito seja transferido para o nome do novo proprietário”, acrescenta Nelson.