Prefeitura de SJP lança plataforma para emitir alvarás e agilizar construções na cidade
Da assessoria
Engenheiros, arquitetos e responsáveis técnicos já podem solicitar serviços da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semu) de São José dos Pinhais de forma 100% digital e pela internet, sem necessidade de deslocamento até a Prefeitura.
Com o objetivo de agilizar os serviços, a administração municipal implantou a Aprova, uma plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e on-line.
Para o secretário de Urbanismo de São José dos Pinhais, Lucas Grubba Pigatto, esse é um grande avanço, especialmente para o setor da construção civil, já que a tecnologia possibilita a análise dos projetos em tela, reduz o tempo de retorno aos munícipes e a circulação de papéis entre setores.
“A plataforma é extremamente intuitiva e de fácil acesso, onde o usuário consegue acompanhar, em tempo real, todo o andamento do processo, de forma prática, rápida e transparente”, explica o secretário.
A modernização dos serviços faz parte do projeto de desburocratização implementado em vários setores da Prefeitura. Nesta primeira etapa da modernização, dois serviços digitais estão disponíveis:
Aprovação de Projeto com Alvará de Construção;
- Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras.
- O projeto prevê ainda a implementação gradativa de novos serviços digitais na Secretaria Municipal de Urbanismo.
O criador da plataforma e CEO da Aprova, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços públicos digitais para a população, que já está adaptada à tecnologia e possui uma rotina online consumindo serviços cada vez mais ágeis no setor privado.
“A plataforma acelera o atendimento porque torna automático etapas que podem facilmente ser realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas e extravios, dando mais transparência ao requerente em todo atendimento”, conclui.
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Profissionais da cidade e região estão convidados para um evento de lançamento que será realizado nesta quinta-feira (25/04), às 10 horas, na Usina da Música, localizada na Rua Veríssimo Marques, 299.
Na ocasião, também está programado um treinamento para ensinar os profissionais a utilizarem a plataforma.
Para garantir a adaptação de todos, até o dia 1º de novembro a Secretaria Municipal de Urbanismo também receberá processos físicos. Depois disso, os novos pedidos devem ser protocolados somente na plataforma.
Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito https://saojosedospinhais.aprova.com.br/.
Em caso de dúvidas na utilização, o usuário pode recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.