Prefeitura substituirá ponte de madeira por galerias

Investindo em novas frentes de trabalho, a prefeitura de Piên irá realizar a substituição de uma ponte de madeira por galerias pré-fabricadas de concreto. Esta iniciativa contemplará os moradores do bairro Povinho, na região conhecida como Vila dos Train, na divisa com o município de Rio Negro.

De acordo com o responsável pelo andamento dos trabalhos, Guilherme Cruz, na próxima sexta-feira serão implantadas as galerias, propiciando uma ponte de 7 metros de largura por 10 de cumprimento. “Serão dois vãos de galerias, sendo este método construtivo rápido e possibilitará que haja pouca interrupção no tráfego, o qual deverá ser interrompido apenas um dia durante todo o período de obra”, detalha. O investimento nesta construção é de aproximadamente R$ 250 mil, sendo todo custeado pela prefeitura de Piên.

Na última quarta-feira (26), o prefeito Maicon Grosskopf esteve reunido com os moradores e detalhou o projeto. “A ponte de madeira requer uma manutenção constante, além de expor a população a riscos, principalmente pelo fato desta via ser bastante utilizada para vazão da produção agrícola. Por isso, estamos investindo em novas frentes, buscando resolver de forma definitiva problemas crônicos que a cidade possui”, ressalta. 

Esta ponte será custeada totalmente com recursos de Piên, enquanto a prefeitura de Rio Negro se comprometeu em realizar uma segunda ponte também de divisa e que necessita de um investimento semelhante. Confira abaixo um cronograma da execução da obra

Cronograma da obra

 Etapa 1 (28/02/2025): Retirada da ponte antiga e instalação das galerias, garantindo trânsito provisório.

Etapa 2: Concretagem de meia pista e período de cura do concreto (28 dias), com trânsito liberado em meia pista.

Etapa 3: Concretagem da segunda metade da ponte, com mais 28 dias de cura até a liberação total.