Prefeitura trabalha para garantir abastecimento no Paranazinho

Nesta semana um incidente acabou deixando momentaneamente sem água a comunidade de Paranazinho. Um caminhão sofreu um acidente e acabou batendo no reservatório de água, rompendo a tubulação e consequentemente ocasionou um vazamento de água. Fato este que foi prontamente resolvido pela secretaria de Agricultura, através do setor responsável pela captação e distribuição de água nas comunidades.

Porém este não é o único desafio para o abastecimento de água do Paranazinho. Neste local onde está instalada a bomba de captação de água, o fornecimento de energia elétrica é através da Celesc, e a energia dentro da estação de tratamento está apresentando constantemente instabilidade. “Onde a energia teria que ser 220v está chegando cerca de 400v”, comentou Marcio Domingos, responsável pela distribuição de água na secretaria de Agricultura. Segundo Márcio, esta oscilação da energia acaba sobrecarregando a bomba e queimando seus componentes elétricos. “Já foram quatro bombas que queimaram por causa desta oscilação, na segunda vamos instalar o quinto aparelho”, disse Marcio.

O prefeito Maicon Grosskopf determinou que sejam feitos todos os esforços para resolver o problema e principalmente para que a comunidade não tenha interrupção no abastecimento de água. “Até resolvermos o problema com a bomba e a energia elétrica estamos realizando o abastecimento de água através de caminhão pipa”, disse o prefeito. Maicon falou ainda que  durante esta semana foram entregues diariamente 5 cargas de água e no fim de semana a previsão é entregar de 6 a 7 cargas de água por dia. “Já detectamos o problema e estamos trabalhando para resolver, e enquanto isso não acontece por completo vamos tomar medidas para garantir o abastecimento de água em toda a comunidade”, falou Maicon.

Cada troca da bomba tem um custo de cerca de R$ 20 mil, que é parte custada pela associação e o restante sai dos cofres públicos. Segundo Marcio Domingos a Celesc já foi acionada e está sendo parceira do município para buscar uma solução do problema. “Acionamos a Celesc e eles vieram e instalaram um medidor de tensão na rede, este aparelho irá ficar por 7 dias medindo as cargas de energia. Com este relatório iremos identificar o problema e buscar uma solução eficaz”, frisou Márcio.

Além de trabalhar para resolver os problemas a prefeitura vem tomando medidas de manutenção para ampliar o abastecimento e melhorar a qualidade da água. Nos últimos dias foram instalados 36 metros de revestimento e 8 metros de filtro na tubulação que capta água no poço, e ainda, está em fase de obras a nova estrutura de reservatório de água. Somente nestas frentes estão sendo investidos mais de R$ 60 mil.

É importante destacar que muito foi avançado na distribuição de água em todo o município, incluindo o Paranazinho. Moradores comentam que há alguns anos a água distribuída naquela comunidade apresentava cor escura, com aparência de sujeira. “Agora mudou muito, a água que está sendo entregue nas torneiras das residências é limpa e passa por um rigoroso teste de qualidade”, frisou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Carlos Magon. Ele comenda ainda que a prefeitura seguirá investindo na melhoria de toda a rede. “Temos obras em andamento e vamos ampliar ainda mais o abastecimento, mas não podemos esquecer que todo o trabalho feito até aqui tem melhorado muito a qualidade de água de toda a cidade”, frisou.