PROCON-SJP requer investimentos de operadoras de telefonia

Procon de São José dos Pinhais (Da Assessoria)

Da Assessoria

Desde o mês de janeiro, o PROCON de São José dos Pinhais está realizando pesquisa para mapear as áreas de telefonia e internet que não estão funcionando ou que o sinal está oscilando. Até o momento, mais de mil consumidores já responderam o formulário, informando sobre a qualidade do serviço nos bairros da cidade. O objetivo do mapeamento é solicitar mais infraestrutura às operadoras, para que elas atendam a resolução da ANATEL na melhoria do sinal e informem ao consumidor sobre a existência de área de sombra em caso de contratação do serviço.

O órgão levantou que empresas vendem internet, sem haver sinal. "A pesquisa apontou que há empresas vendendo planos onde não há sinal, o assunto é campeão de reclamações no PROCON e no consumidor.gov.br. As respostas integram requerimento para que a área urbanizada seja atendida, como na área rural onde há equipamentos públicos como escolas e postos de saúde", afirma o coordenador do PROCON-SJP, Jaiderson Rivarola.

O mapeamento do sinal em São José dos Pinhais apontou alguns dados: 71% informaram que o sinal oscila muito; 18,8% não possui sinal; 87,9% não foi informado da área de sombra onde mora no ato da contratação do serviço; 43,6% reclamou do sinal para a operadora; 94,3% nunca reclamou para o PROCON da operadora contratada.