Profissionais da educação de Pinhais retornam às atividades
Na última segunda-feira (8) a equipe pedagógica reiniciou os trabalhos para receber os alunos na próxima semana
Nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Educação tem realizado uma série de encontros e capacitações com objetivo de preparar os profissionais para o retorno das aulas da rede municipal de ensino. Na última segunda-feira (8), a equipe pedagógica reiniciou os trabalhos para finalizar as preparações com o intuito de receber os alunos, a partir do dia 18 de fevereiro.
A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, acompanhou este retorno em algumas unidades de ensino, oportunidade na qual pode falar com os profissionais que retornaram. “Não poderia deixar de agradecer a Secretaria de Educação e a todos vocês pelo esforço e trabalho envolvido neste retorno. Tenho certeza que é um momento de muita expectativa, de muita ansiedade, não só para vocês, mas certamente para as crianças também, afinal eles ficaram um ano sem vir para a escola. Este ano é um processo diferente porque vivemos uma pandemia, e vamos vencer estes desafios juntos”, afirmou a prefeita Marli.
Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, esse retorno é carregado de um misto de emoções. “Esse recomeço está sendo de muita emoção, porque vamos atender essas crianças e sabemos que a escola está fazendo falta para elas. Eu também sou mãe e vejo o quando meu filho está ansioso, por não sair de casa. Então, eu quero que vocês saibam que a nossa prefeita Marli sempre nos orientou a fazer esse retorno da forma mais segura possível, tanto para os profissionais quanto para nossos alunos. Portanto, estamos à disposição de todos para trabalharmos juntos nesse processo, porque será um grande desafio. Mas sempre digo que trabalhar com educação e, especialmente no serviço público, é uma escolha de doação ao outro, uma missão muito importante”, declarou a secretária.
Preparação
As unidades de ensino passam por uma série de adequações como redução e distanciamento entre mesas e cadeiras nas salas de aula; avisos em diversos pontos reforçando as medidas, como uso de máscara e higienização frequente das mãos; interdição de alguns espaços; local para quarentena dos materiais; disponibilização de luvas e máscaras descartáveis.
Além de todas as medidas de segurança adotadas, cada unidade de ensino terá um comissão com a finalidade de acompanhar, fiscalizar e orientar em relação ao protocolo de biossegurança, verificando se as medidas estão sendo adotadas. Também será realizada a exigência do uso de máscara e aferição da temperatura de todos que frequentarem as unidades.