Profissionais de Educação estão preparados para o retorno das aulas presencias de forma híbrida
Da Assessoria
Ciente de toda reestruturação necessária a Secretaria de Educação juntamente com o Comitê de Retorno as Aulas formado em razão da pandemia, seguindo as determinações do Estado, estruturaram os protocolos de saúde que foram adotados.
Sobre a necessidade das medidas de segurança foram realizadas diversas ações em preparação do retorno, como: A capacitação dos profissionais de educação, com cursos e treinamentos do novo protocolo, sanitização das escolas, vistoria na frota utilizada para o transporte escolar, contratação de estagiários da área, aquisição de equipamentos de segurança como: kit higiene, tapete sanitizante, totem para álcool em gel, termômetro, máscaras, adesivos de orientação, entre outros. O acompanhamento diário das medidas sanitárias irá fazer parte da rotina escolar.
Encaminhamentos pedagógicos e criativos, serão aplicados pela equipe no modelo híbrido de forma que não implique em perdas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. “Apesar da falta de contato presencial e as trocas de experiências, entre professores e alunos fundamentais no convívio escolar e de todas dificuldades enfrentadas no ensino remoto que foi uma mudança radical, conseguimos nos reinventar e obtivemos um aproveitamento de 90,4% da rede municipal de ensino, agora com o retorno estamos confiantes que o resultado também será positivo”. Comentou a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Maria Aparecida Claudino Biscaia.
Após meses de estudos e preparação iniciou o retorno e para que às aulas possam acontecer de forma efetiva, o Protocolo Municipal de Retorno das atividades Presenciais aprovado pela Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da COVID-19, fica estabelecidos conforme decreto municipal Nº 877/2021:
Observância de distância mínima de 1,5 metros entre pessoas, em todos os ambientes escolares, inclusive naqueles de acesso comum, para desenvolvimento de quaisquer atividades; Organização das salas de aulas, com base no distanciamento recomendado; adotando a forma de Ensino Híbrido (presencial e não presencial), respeitando o limite da capacidade física; Planejamento das atividades em conformidade com a demanda de atendimento de cada Unidade, considerando as orientações emanadas da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura admitindo-se o escalonamento de horários de intervalos; Monitoramento de risco de propagação da COVID-19, observadas as orientações do Ministério da Saúde, bem como as diretrizes da Secretaria do Estado e do Município de Saúde e Vigilância Sanitária do Município; Assinatura do Termo de responsabilidade e consentimento dos pais para as atividades escolares presenciais.
O retorno acontecerá, conforme descrito abaixo:
Data: 23 de agosto de 2021 | 5º e 2º anos |
Data: 13 de setembro de 2021 | 3º e 4º anos |
Data: 04 de outubro de 2021 | 1º ano |
Data: 18 de outubro de 2021 | Educação Infantil 4 e 5 anos |
As Unidades Escolares e departamentos vinculados à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura deverão zelar pelo cumprimento dos protocolos de saúde, visando a prevenção e mitigação da disseminação da COVID-19.
“O modelo do ensino híbrido será um desafio diário e constante, porém a Secretaria Municipal de Educação realizará monitoramento das ações pedagógicas e sanitárias nas unidades escolares”, concluiu a Secretária de Educação, Maria Aparecida Claudino Biscaia.