Programa arte & cultura resgata 100 anos do mercado de seguros no Paraná

O entrevistado desta semana do programa Arte & Cultura, produzido pela TV Assembleia, da Assembleia Legislativa do Paraná, é o mestre em ciência política e historiador Miguel Fernando, que comandou a equipe de produção do livro “Legado Assegurado”. A obra faz parte das comemorações dos 100 anos do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS). O programa vai ao ar todas as quintas-feiras às 13 horas no Canal 10.2 da TV Assembleia, com reprises às sextas-feiras às 17 horas. Na quinta, às 13h30, a atração está disponível no canal do YouTube do Poder Legislativo.

O livro é um compilado e faz um paralelo entre a história do seguro e do próprio estado do Paraná. “A gente já fez vários livros, vários compilados, vários materiais históricos. Mas esse tinha um sabor especial, porque tínhamos uma perspectiva da análise histórica, do mercado segurador e a sua influência no desenvolvimento socioeconômico do Paraná e da sociedade brasileira. Foram três historiadores e um sociólogo que produziram quase 600 páginas”, explicou o entrevistado.

Miguel Fernando contou que atas e documentos de época foram usados para compor a obra. “A gente pega de 1924 até 2024, passando pelas principais transformações e reconfigurações da entidade, bem como as suas principais batalhas em prol do desenvolvimento deste importante setor econômico”, afirmou.

O cultivo cafeeiro, o ciclo madeireiro, a expansão ferroviária, rodoviária e de grandes obras foram alguns pontos mapeados, nos quais as companhias de seguro contribuíram com a evolução do Paraná. Entre as obras, ele citou a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na qual o mercado segurador teve várias frentes de atuação, como as indenizações nas desapropriações, o seguro de vida para os milhares de funcionários e a segurança da própria obra pela complexidade de engenharia.

Ainda sobre as comemorações, em 28 de agosto, na data do centenário do Sindicato das Seguradoras, haverá uma homenagem ao sindicato na Assembleia Legislativa do Paraná.

Idealizador da plataforma Maringá Histórica, Miguel Fernando entrou no ramo da História em 2006. Hoje é CEO da empresa Cidades Históricas Pesquisas e Desenvolvimento, que deu início ao processo de expansão desta metodologia para outras localidades, como Londrina, Curitiba, Ponta Grossa e Cascavel. O objetivo é chegar a 33 localidades, também em outros estados, até 2026. Ele ainda falou de outros projetos, como o curioso livro sobre a história do segmento funerário, a ser lançado nos próximos meses, além de documentários e outras obras.

O programa Arte & Cultura traz artistas, músicos, cineastas e comunicadores paranaenses e brasileiros para debater a produção cultural e histórica do Paraná e do Brasil. A cada semana, a atração recebe grupos folclóricos, coreógrafos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas para um papo descontraído sobre o mundo das artes. O programa é gravado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, num cenário com piano de cauda e obras do artista paranaense Poty Lazzarotto.